A equipe do Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central testará o teletrabalho parcial, inserido no Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que foi implantado no setor desde setembro de 2024. O PGD – regulamentado pela Portaria Normativa UFSM n. 84/2024 – tem como diretrizes e objetivos, entre outros, a entrega de resultados, a qualidade dos serviços, o alinhamento estratégico, o planejamento, a qualidade de vida dos servidores, a transparência, eficiência e responsabilidade.
Após a definição dos processos e atividades do setor, a unidade aderiu ao teletrabalho parcial em março deste ano, conforme a Instrução Normativa 7/2024. Nesse modelo, os servidores devem cumprir, no mínimo, 40% da jornada semanal presencialmente – ou 60% para o cargo de chefia – e é obrigatório que pelo menos em um dia da semana todos estejam na unidade, entre outros requisitos e condições. No caso da equipe de Aquisição, foi decidido pelo grupo não usar os limites mínimos de presencialidade ao menos por enquanto, e sim que os servidores e servidoras devem cumprir sua jornada semanal prioritariamente no modo presencial.
O Núcleo aguarda orientações da PROGEP e da Comissão Setorial do PGD da Reitoria para definir a melhor forma de divulgar a escala de trabalho presencial. A iniciativa está em revisão contínua em conjunto com a gerência da Biblioteca Central.
O atendimento presencial ao público continuará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sala 108 da Biblioteca Central (prédio 30). A comunidade acadêmica pode enviar dúvidas, sugestões ou críticas pelo telefone (55 3220-8649), e-mail (aquisicaobc@ufsm.br) ou por meio da Ouvidoria.