Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas participa da 28ª Feicoop
BSCCSH participará da Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária com ações informativas e culturais
Publicado em . Atualizado
Na próxima sexta-feira, dia 15/07/2022, das 13h às 17h, a Biblioteca Setorial do CCSH estará presente na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP) com três atividades contempladas no Edital 37/2022/PRE/UFSM.
Troca de Livros
Em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, selecionamos obras nas temáticas administração, economia solidária, terceiro setor, desenvolvimento social, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental, desigualdade social, consumo solidário, literatura, entre outros temas. Os livros disponibilizados são exemplares excedentes nas bibliotecas participantes e recebidos via livre doação pela comunidade em geral. Para a troca, serão priorizadas obras de literatura do Rio Grande do Sul, nacional e internacional.
A coordenação será da bibliotecária Jusélia Silva e terá apoio da bolsista Rochele Moraes (Educação Física), que auxiliará na organização e na comunicação em Libras com o público.
Apresentação Cultural:Voz e Violão de Nicole Postai Ostwald (bolsista da BSCCSH/Arquivologia)
Serão apresentadas músicas em língua alemã, com o objetivo de resgatar, disseminar e preservar a cultura e etnia germânicas, assim como proporcionar um momento de lazer e entretenimento. As canções remetem a temas relacionados à cultura, vivência, esperança, amor, costumes, amizade e imigração.
A informação como peça-chave para a construção de um mundo sustentável: consultoria sobre fontes de informação em cooperativismo e economia solidária
Atividade coordenada pela bibliotecária Thaísa Gonçalves, com apoio do bolsista Gabriel Oliveira (História).
Nesta proposta, verificaremos quais as necessidades informacionais de cada interessado que procurar a consultoria e indicaremos caminhos para a localização de informação confiável sobre o tema, o que inclui materiais bibliográficos em bibliotecas físicas da região e material informacional digital de diversos tipos (sites de eventos da área, artigos científicos, dissertações e teses, informações sobre iniciativas específicas, entre outros).
Com essas ações, a biblioteca procura colocar-se presente para além dos muros da universidade, exercendo sua responsabilidade social também com a comunidade externa.
Vale lembrar que a entrada é gratuita. O evento ocorrerá no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos, s/nº, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira, Santa Maria/RS.
Convidamos a comunidade da UFSM para divulgar e participar das atividades propostas.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.