A Divisão de Contabilidade é responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades das Seções de Análise da Execução Orçamentária, de Convênios e de Contabilidade, no desenvolvimento da execução orçamentária, de prestação de contas e de registros contábeis em contas de controle e do sistema patrimonial.
A Divisão de Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) desempenha funções estratégicas e oferece suporte essencial à Direção do DCF. Suas responsabilidades incluem:
- O(a) diretor(a) exerce a função de diretor substituto do DCF e Gestor Financeiro Substituto e realiza assinatura de ordens de pagamento e notas de empenho em apoio ao gestor titular. Como agente substituto, integra o Rol de Responsáveis (art. 10, IN n° 63/2010-TCU).
- Auxilia a direção do DCF nas atividades administrativas da unidade, como acompanhamento da regularidade fiscal da instituição, emissão de correspondências internas, externas, processos judiciais e de ouvidoria, marcação de férias, abertura de processos da unidade e outros;
- Coordena a execução dos processos de despesas e de prestações de contas mediante o acompanhamento, orientação e supervisão das unidades: Seção de Execução Orçamentária, Seção de Contabilidade e Seção de Convênios.
- Elabora os normativos DCF contendo orientações às unidades responsáveis pelo orçamento;
- Elabora relatórios da execução de despesas, receitas e contratos, extraídos dos sistemas, em atendimento à demandas judiciais, análise de reequilíbrio de contratos ou análises de dados pela gestão.
- Assegurar o alinhamento na execução orçamentária no SIAFI.
- Elaborar normativos e orientações para procedimentos internos das unidades orçamentárias.
- Realizar o controle e acompanhamento de provisões e liberações de contas vinculadas a contratos de terceirização de mão de obra.
- Elaborar relatórios para o acompanhamento orçamentário, financeiro e para prestações de contas de Termos de Execução Descentralizada e outros.
Fornecer suporte administrativo integral ao DCF, realizando atividades administrativas como elaboração correspondências, pareceres e documentos informativos, realizar o registro de marcação e remarcação de férias de servidores, além de gerenciar substituições em caso de afastamento legal utilizando o sistema do Portal RH.
Atender a demandas por informações de gestores, órgãos de controle interno e externo, unidades orçamentárias, fornecedores e outros stakeholders da instituição.
Entre as responsabilidades da Coordenadoria está a atribuição de Gestor Financeiro Substituto, responsável por:
Substituir ou apoiar o titular na análise e assinatura de Notas de Empenho, Reforços e Anulações, além de Ordens de Pagamento a pessoas físicas e jurídicas, das unidades gestoras SIAFI 153164 (UFSM) e 153610 (HUSM), ou apoiar as atividades da direção do DCF.
Elaborar e publicar relatórios diários utilizando o Painel da Execução Orçamentária e Financeira para garantir transparência na Ordem Cronológica de Pagamentos e accountability conforme normas vigentes.
Além dessas atribuições, a Divisão de Contabilidade executa outras atividades correlatas e afins para garantir o funcionamento das operações financeiras e orçamentárias do Departamento de Contabilidade e Finanças.
Público Alvo
Servidores.
Contato
Atendimento: das 13h às 17h
Telefone: 3220 – 8203
Endereço: Localiza-se no prédio 48A, no Campus Sede.