A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) , subunidade administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, desenvolve ações de apoio junto ao público da UFSM. O trabalho desenvolvido visa, de modo geral, o acesso e a permanência dos estudantes na Instituição, a promoção da aprendizagem, a acessibilidade, as ações afirmativas e a promoção de ações na área da educação-saúde.
Serviços prestados pela CAED
- Adaptação de materiais acadêmicos:
- Atendimento em saúde mental;
- Atendimento especializado nas áreas de Educação Especial, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional;
- Curso Básico de Língua Guarani;
- Curso Básico de Língua Kaingang;
- Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o educando com Altas Habilidades Superdotação;
- Curso de Libras;
- Curso Potencializando a Aprendizagem com diferentes estratégias de estudos – 2ª Edição ampliada;
- Curso de formação para inclusão educacional;
- Cursos, Palestras e Rodas de conversa na área das Ações Afirmativas;
- Descrição de imagens;
- Elaboração de materiais educativos na área da Acessibilidade;
- Entrega de almoço para pessoas com deficiência;
- Grupos na área de educação e saúde;
- Monitorias (Apoio à Leitura de Textos Acadêmicos; Apoio às Tecnologias Digitais; Indígena; Português como Língua de Acolhimento);
- Orientações e materiais de apoio à aprendizagem;
- Orientação pedagógica;
- Orientação profissional;
- Palestras, oficinas e rodas de conversa na área de educação e saúde;
- Processo de Afastamentos para tratamento de saúde;
- Processo de Acompanhamento Pedagógico – Resolução 33/2015;
- Promoção de cursos e eventos sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica;
- Tradução e Interpretação Língua Brasileira de Sinais.
A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) foi implementada pela Resolução 019/2016, sendo essa posteriormente revogada pela Resolução UFSM N. 041/2021, tendo como finalidade principal a efetivação das ações de inclusão.
Sua estrutura organizacional acompanha as ações desenvolvidas, de modo que é composta por quatro linhas de ação: acessibilidade, ações afirmativas sociais, étnico-raciais e indígenas, apoio à aprendizagem e de educação e saúde. As ações desenvolvidas nessas linhas são interligadas e se desdobram a partir dos eixos fundamentais da universidade, que são o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.
Na linha da acessibilidade, são desenvolvidas práticas que possam atender à acessibilidade arquitetônica, curricular, atitudinal, informacional e demais questões que envolvam o acesso. Em ações afirmativas, sociais, étnico-raciais e indígenas, são desenvolvidas ações de acesso, permanência e inclusão social. A linha da aprendizagem trabalha com a promoção, a prevenção e a potencialização da aprendizagem. A linha educação-saúde preza pelo atendimento aos estudantes, calcada no entendimento de que as ações em educação e saúde, com o foco na saúde mental, colaboram para o enfrentamento das dificuldades no campo universitário.
A execução dessas atividades fica a cargo de uma equipe interdisciplinar, composta por pedagogo, educador especial, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, psicólogo, tradutores-intérpretes de libras, médico clínco-geral e técnicos em assuntos educacionais.
As principais ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Em relação ao apoio ao ensino, são desenvolvidas as atividades de apoio pedagógico, as adaptações, as suplementações e as descrição de imagens. São desenvolvidas também as ações de descrição/audiodescrição, as atividades de adaptação de textos em Braille e as monitorias, de acordo com as temáticas de maior demanda. Outra frente de ação é a formação continuada, que ocorre por meio de cursos e de rodas de conversa.
Além disso, ocorre o acompanhamento da Resolução n. 033/2015, que regulamenta o processo de acompanhamento pedagógico e cancelamento de matrícula e vínculo dos estudantes que não concluíram o curso no tempo regular previsto. A partir dessa Resolução, é construído um Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP), visando identificar as principais dificuldades encontradas no decorrer do curso e procurar saná-las, tendo como objetivo principal a integralização curricular e a conclusão do curso.