Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como você aprende?



Como você aprende? Você já se fez essa pergunta? Você sabe identificar qual o seu estilo de aprendizagem? A Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou um material para auxiliá-lo a identificar suas características e o que você pode fazer que contribuirá para a sua aprendizagem. Confira!

 

Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo preto representando um quadro de sala de aula. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor branca. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor branca, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado no cartaz e escrito na cor branca “Como você aprende?”. Abaixo estão: o desenho de um olho aberto; uma mão aberta; e uma orelha com o símbolo de frequência à sua esquerda. Abaixo consta, escrito na cor branca: “Você sabe identificar qual seu estilo de aprendizagem? Identifique suas características e veja sugestões de métodos de aprendizagem”. Na sequência estão cinco lápis na vertical, um ao lado do outro, respectivamente nas cores: preto, verde, vermelho, amarelo e azul-claro.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo preto representando um quadro de sala de aula. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor branca. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor branca, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado no cartaz e escrito na cor branca “Como você aprende?”. Abaixo estão: o desenho de um olho aberto; uma mão aberta; e um ouvido com o símbolo de frequência à sua esquerda. Abaixo consta, escrito na cor branca: “Você sabe identificar qual seu estilo de aprendizagem? Identifique suas características e veja sugestões de métodos de aprendizagem”. Na sequência estão cinco lápis na vertical, um ao lado do outro, respectivamente nas cores: preto, verde, vermelho, amarelo e azul-claro.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor amarelo-claro. No canto superior esquerdo está, na cor azul, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de um olho aberto. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM VISUAL”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “É observador”; “Aprende melhor quando o material é representado visualmente”; “Tem memória visual”; “Tem dificuldades em testes orais”; “Prefere ler e escrever do que ouvir”; “Perde a concentração quando requer atenção”; “Costuma ter grande imaginação”; “Anota tudo”; “Na sala de aula, gosta de sentar-se à frente”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor amarelo-claro. No canto superior esquerdo está, na cor azul, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de um olho aberto. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM VISUAL”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “É observador”; “Aprende melhor quando o material é representado visualmente”; “Tem memória visual”; “Tem dificuldades em testes orais”; “Prefere ler e escrever do que ouvir”; “Perde a concentração quando requer atenção”; “Costuma ter grande imaginação”; “Anota tudo”; “Na sala de aula, gosta de sentar-se à frente”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor amarelo-claro. No canto superior esquerdo está, na cor azul, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de um olho aberto. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM VISUAL”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Na sequência estão onze quadrados coloridos, em formato de post-its e pedaços de folhas. Os quadrados estão ligados por setas, fazendo um fluxo do primeiro ao último, cada um com uma das seguintes indicações: “Retome os lides usados em aula”; “Utilize cartões de pergunta e resposta”; “Faça mapas conceituais/mentais”; “Anote dados importantes em forma de lista”; “Crie seu próprio material de estudo”; “Use sistemas de cores para organizar os estudos”; “Faça cartões de memória com conceitos e palavras-chave”; “Desenhe ou grife as informações mais importantes”; “Transforme frases em esquemas”; “Organize sua rotina por agenda”; “Minimize as distrações do ambiente”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor amarelo-claro. No canto superior esquerdo está, na cor azul, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de um olho aberto. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM VISUAL”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Na sequência estão onze quadrados coloridos, em formato de post-its e pedaços de folhas. Os quadrados estão ligados por setas, fazendo um fluxo do primeiro ao último, cada um com uma das seguintes indicações: “Retome os lides usados em aula”; “Utilize cartões de pergunta e resposta”; “Faça mapas conceituais/mentais”; “Anote dados importantes em forma de lista”; “Crie seu próprio material de estudo”; “Use sistemas de cores para organizar os estudos”; “Faça cartões de memória com conceitos e palavras-chave”; “Desenhe ou grife as informações mais importantes”; “Transforme frases em esquemas”; “Organize sua rotina por agenda”; “Minimize as distrações do ambiente”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor azul. No canto superior esquerdo está, na cor rosa, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma orelha e o símbolo de ondas sendo recebidas por ela. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM AUDITIVA”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “É falante”; “Aprende melhor através dos sons”; “Tem memória auditiva”; “Gosta de atividades com debates”; “Prefere ler em voz alta”; “É reflexivo”; “Prefere informações orais”; “Pensa linearmente”; “Lê devagar”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor azul. No canto superior esquerdo está, na cor rosa, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma orelha e o símbolo de ondas sendo recebidas por ela. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM AUDITIVA”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “É falante”; “Aprende melhor através dos sons”; “Tem memória auditiva”; “Gosta de atividades com debates”; “Prefere ler em voz alta”; “É reflexivo”; “Prefere informações orais”; “Pensa linearmente”; “Lê devagar”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor azul. No canto superior esquerdo está, na cor rosa, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma orelha e o símbolo de ondas sendo recebidas por ela. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM AUDITIVA”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Centralizado no cartaz está o desenho de um cérebro na cor rosa, contendo olhos, boca, braços e pernas. O cérebro está usando óculos e um fone de ouvido. Ao redor do desenho estão sete círculos coloridos, contendo em seu interior as seguintes informações: “Grave as aulas e escute ao estudar”; “Busque por vídeos explicativos”; “Ouça músicas instrumentais (calmas)”; “Crie associação de palavras”; “Repita os conteúdos oralmente, de olhos fechados”; “Grave áudios de suas anotações”; “Estude com colegas através de perguntas e respostas”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor azul. No canto superior esquerdo está, na cor rosa, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma orelha e o símbolo de ondas sendo recebidas por ela. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM AUDITIVA”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Centralizado no cartaz está o desenho de um cérebro na cor rosa, contendo olhos, boca, braços e pernas. O cérebro está usando óculos e um fone de ouvido. Ao redor do desenho estão sete círculos coloridos, contendo em seu interior as seguintes informações: “Grave as aulas e escute ao estudar”; “Busque por vídeos explicativos”; “Ouça músicas instrumentais (calmas)”; “Crie associação de palavras”; “Repita os conteúdos oralmente, de olhos fechados”; “Grave áudios de suas anotações”; “Estude com colegas através de perguntas e respostas”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor verde-claro. No canto superior esquerdo está, na cor verde, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma mão aberta. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM CINESTÉSICA”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “Precisa de movimento (mexe as mãos ou pés)”; “Tem memória muscular (movimentos)”; “Tem boa coordenação motora”; “Aprende por meio da ação”; “Perde o interesse nas atividades rapidamente”; “Se distrai facilmente”; “Faz longos intervalos no estudo”; “Fala mais devagar”; “Usa os 5 sentidos”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor verde-claro. No canto superior esquerdo está, na cor verde, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma mão aberta. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM CINESTÉSICA”. Abaixo, escrito na cor preta “Características”. Na sequência estão nove imagens, organizadas de três em três, representando algumas características. São elas: “Precisa de movimento (mexe as mãos ou pés)”; “Tem memória muscular (movimentos)”; “Tem boa coordenação motora”; “Aprende por meio da ação”; “Perde o interesse nas atividades rapidamente”; “Se distrai facilmente”; “Faz longos intervalos no estudo”; “Fala mais devagar”; “Usa os 5 sentidos”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor verde-claro. No canto superior esquerdo está, na cor verde, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma mão aberta. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM CINESTÉSICA”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Centralizado no cartaz está, na cor bege, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da imagem estão doze círculos coloridos interligados por traços na cor preta. Seis círculos são pequenos e contém em seu interior as seguintes imagens: mão aberta, nariz, boca, orelha, olho aberto e relógio. Os demais círculos são maiores e contém, escrito na cor preta, as informações: “Faça pequenos movimentos”; “Use técnicas de tensão e relaxamento”; “Estude em pequenos blocos de tempo”; “Use jogos para reter informações”; “Priorize aulas práticas”; “Intercale sessões de estudos com exercícios físicos (5 a 10 min)”.
Descrição da imagem: Cartaz em formato quadrado, fundo na cor verde-claro. No canto superior esquerdo está, na cor verde, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da cabeça há um espaço branco com o desenho de uma mão aberta. No canto superior direito está o logo da CAEd, composto pelo brasão da UFSM e, à direita do brasão, “UFSM”, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”, ambos escritos na cor preta. Abaixo do logo, um abaixo do outro, na cor preta, consta “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”; “CAEd-PROGRAD”. Centralizado na parte superior do cartaz consta, escrito na cor preta e em letras maiúsculas “APRENDIZAGEM CINESTÉSICA”. Abaixo, escrito na cor preta “Como aprender”. Centralizado no cartaz está, na cor bege, o desenho de perfil da cabeça de uma pessoa. Dentro da imagem estão doze círculos coloridos interligados por traços na cor preta. Seis círculos são pequenos e contêm em seu interior as seguintes imagens: mão aberta, nariz, boca, orelha, olho aberto e relógio. Os demais círculos são maiores e contêm, escrito na cor preta, as informações: “Faça pequenos movimentos”; “Use técnicas de tensão e relaxamento”; “Estude em pequenos blocos de tempo”; “Use jogos para reter informações”; “Priorize aulas práticas”; “Intercale sessões de estudos com exercícios físicos (5 a 10 min)”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5121

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes