Nessa semana, a editora carioca DarkSide Books anunciou a mais recente obra do professor e pesquisador que atua na UFSM Silveira Martins Enéias Tavares. Intitulado, Serpentes & Serafins, este é o primeiro romance contemporâneo de Enéias, autor dos romances fantásticos e históricos Parthenon Místico e Lição de Anatomia, ambos publicados pela mesma editora. De Enéias também são conhecidos o estudo crítico Fantástico Brasileiro (Editora Arte & Letra), com Bruno Anselmi Matangrano, e o livro Juca Pirama Marcado para Morrer (Editora Jambô), prequel da série audiovisual A Todo Vapor! (Amazon Prime).
Em suas produções anteriores, sobretudo as de steampunk – subgênero de ficção científica que reinventa o passado a partir de tecnologias modernas –, Enéias promoveu uma revisão completa dos grandes heróis da tradição literária nacional, resultando na sua série transmídia Brasiliana Steampunk. Agora, o autor se volta para o presente em uma obra que está sendo anunciada pela editora como “roadmance” – um tipo de roadmovie literário que conecta o Brasil a países como Itália, Portugal e Alemanha.
Na trama, o comerciante de arte sacra Alex Dütres empreende uma jornada mística e espiritual na companhia de anjos, demônios e outros personagens misteriosos, entre elas a viúva Joana Strauss, uma especialista na obra do artista holandês do século XIX, Emanuel Illians. Esse mote é o bastante para o autor trabalhar temas como magia, ciência e espiritualidade, com referências que vão aos livros de Anne Rice, os filmes de Win Wenders e as canções de U2, entre outras referências do presente e do passado que perpassam o livro.
A edição do romance inclui ainda as ilustrações do artista norte-americano Vassilious Bayiokos e uma série de conteúdos extras que serão publicados no blog da editora na forma de um diário de viagem, com as referências geográficas e culturais do livro. Serpentes & Serafins chega até os leitores em outubro. Aos que desejarem adquirir a obra em pré-venda, podem fazê-lo no seguinte link.
Todas essas iniciativas, entre outras, são produzidas com o auxílio do ORC Studio – Laboratório de Economia Criativa da UFSM coordenado por Tavares e pela professora e escritora Nikelen Witter , com o auxílio do pesquisador do PPGL/UFSM e escritor Daniel Boneso , design de Igor Peres e assessoria de imprensa de Bruno Viera Gai. Para acompanhar as novidades do ORC Studio, com conteúdos sobre criatividade, produções transmídia e indicações de livros e cursos, siga o perfil na rede social Instagram.