O Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Professor José Antônio Costabeber da UFSM, juntamente com a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Ibarama, promovem a 7ª edição de Saberes, Sabores e Sementes Crioulas nesta quinta (9) e sexta-feira (10), no Ginásio Esportivo João Lazzari, em Ibarama.
O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é integrado pelo 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas de Ibarama, 7º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, 7º Seminário Regional dos Guardiões Mirins e 7ª Feira da Economia Popular Solidária do Território Centro Serra.
A edição 2018 promove a socialização dos conhecimentos sobre a agrobiodiversidade crioula e fortalece as ações para a conservação dos recursos genéticos mantidos pelos agricultores. Além disso, é um importante momento para a sensibilização de agentes de desenvolvimento e, este ano, em especial, para o fortalecimento da educação do campo, valorizando o trabalho dos guardiões mirins.
Na sexta-feira, haverá a socialização de conhecimentos produzidos pelo grupo de pesquisa, com a oficina sobre técnicas de conservação de sementes crioulas na propriedade agrícola familiar.
O evento é apoiado pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Secretaria do Desenvolvimento Territorial – Território Rural Centro Serra, Universidade do Estado do RS (Uergs) – Campus Cachoeira do Sul, Casa Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do RS, Secretaria do Desenvolvimento Rural do RS, Paróquia Católica São Paulo Apóstolo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O Banco Público de Sementes Crioulas é um dos projetos em desenvolvimento na UFSM Siloveira Martins.
Confira a programação e mais informações no folder.
Texto: Notícias do Site UFSM