O I Colóquio Virtual de Estudos do Insólito, que aconteceu no dia 5 de novembro, a partir das 14h, privilegiou a obra de H.P. Lovecraft e Alan Moore, numa série de seis comunicações que tanto versaram sobre as relações dos dois autores quanto mergulharam numa das obras mais inquietantes dos últimos tempos: “Providence”, minissérie em 12 capítulos nos quais Alan Moore e Jacen Burrows revisam a tradição do criador do Horror Cósmico. O evento culminou na defesa de tese de Suellen Cordovil dedicada à releitura de outro autor visionário, William Blake, na obra do escritor de Northampton. Com participantes de várias instituições, o evento virtual foi gratuito e organizado pelo ORC Studio e pela UFSM Silveira Martins.
PROGRAMAÇÃO
14h Abertura & Mediação de Louise Silveira
14h05 Sessão de Comunicações I
>> Stefany Schumacher (UFSM)
As Ações do Miskatonic Research Group na UFSM
>> Suellen Cordovil (UNIFESSPA) e Enéias Tavares (UFSM)
A Obra de Lovecraft na Produção de Alan Moore e sua culminância em “Providence”, de Alan Moore e Jacen Burrows
>> Bruno Anselmi Matangrano (USP)
Fontes francesas de “Providence”: a Paris do fim do século e seus ecos na Nova Inglaterra de Alan Moore
15h Sessão de Comunicações II
>> Comunicação 1. Nathália Xavier Thomaz (USP)
“Uma sinfonia para o apocalipse: o diálogo entre quadrinhos e música em Providence”
>> Comunicação 2. Lielson Zeni (UFRJ) – “Anexos narrativos em Providence, de Alan Moore e Jacen Burrows: pistas essenciais para a investigação do leitor”
>> Comunicação 3. Oscar Nestarez (USP)
Nos quadrinhos da loucura: Providence e a amplificação do horror lovecraftiano
16h Lançamento e Debate Aberto com Participantes
Infográficos Lovecraftianos com arte de Benaduce Guilherme
17h Sessão III – Defesa de Tese de Suellen Cordovil da Silva
“Quadrinhos Iluminados: William Blake na Obra de Alan Moore”
Arguições de Adri Amaral, Demétrio Alves Paz, Gustavo Melo Czekster e Maria Clara Carneiro.