Os programas multilaterais são acordos firmados com associações de universidades brasileiras e associações de universidades de outros países, ou com outros órgãos internacionais de fomento e que possibilitam a realização de mobilidades internacionais. Dentre os acordos multilaterais que a Universidade Federal de Santa Maria participa, destacam-se: Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM); Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); Erasmus Mundus; Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).
Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM)
A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai que, em razão de suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu carácter público, suas similaridades nas estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com perspectivas certas de viabilidade.
Mais informações sobre Mobilidades AUGM ou veja aqui para mais informações sobre a AUGM.
Veja aqui o livro “Educação superior como bem público: perspectivas para o centenário da reforma de Córdoba” publicado pelo Prof. Dr.Marcos Antonio Rodrigues Dias, organizado pela AUGM com o apoio da UFSM e da UDELAR.
Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB)
O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais. Veja mais informações sobre o GCUB aqui.
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou. Mais informações sobre o PEC-G aqui.
Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)
A FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criado em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. Mais informações sobre a FAUBAI aqui.
United Nations Academic Impact (UNAI)
A UNAI é um programa da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas. Como iniciativa da Assembléia Geral das Nações Unidas, a UNAI alinha instituições de ensino superior educação com as Nações Unidas no apoio e contribuição, através de pesquisa e educação, para a realização dos objetivos e mandatos da Organização. O que liga essas instituições e as Nações Unidas na UNAI é uma cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual. Mais informações sobre a UNAI aqui
Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP)
A Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP) é um órgão internacional não governamental reconhecido pela UNESC, declarada como “associação de utilidade pública” pelo Ministério do Interior da Espanha, dedicada à promoção de estudos de pós-graduação e doutorado na Ibero-América. Atualmente é composta por mais de 268 instituições de ensino superior de prestígio da Espanha, Portugal, América Latina e Caribe. Mais informações sobre os programas aqui.
AULA CAVILA
A Associação Universitária Latino Americana (AULA) Campus Virtual Latino Americana (CAVILA) tem o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento de um espaço ampliado de ensino superior em ambientes virtuais e a construção de novos cenários e instrumentos educacionais no marco da identidade cultural Latino Americana. Mais informações sobre aqui.
UNILA
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é um órgão de natureza jurídica autárquica, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. Estruturada com uma organização inovadora e uma concepção acadêmico-científica aberta aos avanços científicos, humanísticos e culturais atuais e futuros. A Universidade está comprometida com o destino das sociedades latino-americanas, cujas raízes estão referenciadas na herança da Reforma Universitária de Córdoba (1918).
Com uma perspectiva futura voltada para a construção de sociedades sustentáveis no século 21, fundadas na identidade latino-americana, na sua diversidade cultural, e orientadas para o desenvolvimento econômico, para a justiça social e para a sustentabilidade ambiental. Sua missão institucional é a de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul). A vocação da UNILA é o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina. Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais. Saiba mais sobre a UNILA clicando aqui.