A mobilidade acadêmica internacional ou intercâmbio por meio dos convênios bilaterais pode ser solicitada por estudantes regularmente matriculados na UFSM e que tiverem integralizado no mínimo 40% dos créditos necessários para a conclusão do curso. Esse tipo de intercâmbio isenta o(a) estudante do pagamento de taxas acadêmicas nas universidades de destino, mas não conta com bolsas de auxílio financeiro.
A SAI possui um Edital Anual com inscrições de de fluxo contínuo com ofertas de vagas informadas pelas universidades parceiras. Porém, algumas universidades, embora possuam um acordo bilateral com a UFSM, não recebem nomeações de estudantes para realização de intercâmbio em determinadas áreas do conhecimento ou em determinados semestres letivos ou simplesmente porque o acordo não prevê a realização de intercâmbio.
Portanto, antes de realizar a inscrição o(a) estudante deve checar na página de convênios da SAI, em “tipo de acordo” se a universidade de interesse prevê a realização de intercâmbio. Caso não haja essa informação no site, é desejável que o(a) candidato(a) faça contato com a SAI, a fim de obter informações sobre a possibilidade de nomeação para a instituição. Caso a universidade almejada ainda não tenha recebido nenhum estudante de intercâmbio da UFSM, o aluno também poderá fazer um primeiro contato direto com a instituição estrangeira para saber sobre a possibilidade de nomeação no semestre desejado.
Após a inscrição na SAI, a documentação do(a) estudante (Plano de estudos, histórico acadêmico, índice de desempenho acadêmico, documento de identidade com CPF e Declaração de Ciência) será analisada, a fim de que os pré-requisitos básicos para a pré-seleção pela SAI sejam de verificados, com base na Resolução Nº. 014/2012 da UFSM.
Depois da homologação da inscrição, o Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais realizará as nomeações para as universidades de destino que, posteriormente, informarão aos(às) estudantes sobre a documentação e procedimentos necessários para o processo de candidatura.
Finalmente, a carta de aceite é enviada ao(à) estudante, por e-mail, pela universidade de destino, o que pode demorar algumas semanas após o envio de toda a documentação exigida pela universidade no ato do envio da candidatura pelo estudante.
Para manter a situação de aluno regular, antes da saída para a universidade estrangeira, o(a) estudante da UFSM deverá enviar à SAI cópias dos seguintes documentos: carta de aceite, passaporte com visto estudantil, apólice de seguro saúde, vida e repatriação e o Registro de chegada.
A SAI fará a solicitação de regularização da matrícula do(a) estudante em intercâmbio à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Durante a mobilidade o(a) estudante ficará matriculado(a) na disciplina Intercâmbio Cultural – INT 1000, não sendo necessário que realize a matrícula no Portal Estudantil no semestre de realização do intercâmbio. Se a coordenação do curso exigir que o(a) estudante esteja matriculado em alguma disciplina durante o intercâmbio, concomitantemente com a matrícula em INT 1000, o(a) estudante deverá informar a disciplina no local indicado no plano de estudos. Somente após a entrega de toda a documentação solicitada é que o(a) estudante ficará em situação regular na UFSM.
Ao retornar do intercâmbio, o(a) estudante deverá enviar também o Registro de Retorno e o Histórico de disciplinas cursadas na universidade parceira, para que a SAI finalize o processo de intercâmbio.
OUTRAS OPORTUNIDADES POR CONVÊNIOS BILATERAIS:
Edital para intercâmbio em universidades do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire, Canadá)
Abertura: Entre dezembro e março
Onde: Na aba “Editais”, no site da SAI
Vagas: Varia de universidade para universidade
Proficiência em línguas: A maior parte exige o Francês, mas algumas aceitam o Inglês.
- É necessário que o(a) candidato(a) leia com atenção o Edital e as condições específicas estabelecidas pelas instituições, a fim de melhor preparar-se para a solicitação de candidatura.
Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)
Abertura: Normalmente em fevereiro
Onde: No site do ELAP que é coordenado pelo governo canadense. A SAI também divulga a notícia no site.
Vagas: Cada universidade canadense seleciona os candidatos para concorrer à bolsa.
- É necessário que o candidato verifique o prazo para envio da documentação referente ao ELAP pela universidade canadense escolhida, o que é geralmente anterior ao prazo citado no site do ELAP. Também, o candidato deve estar ciente de que, para o nível de graduação, a universidade canadense deve possuir convênio com a UFSM.
- Nesse caso, recomenda-se que o estudante realize a inscrição em uma das universidades do grupo do BCI que são as instituições que possuem acordo ativo com a UFSM para intercâmbio de estudantes. Os documentos solicitados para concorrer à bolsa ELAP e para candidatar-se ao intercâmbio nas universidades canadenses são diferentes e devem ser organizados em arquivos separados a fim de que sejam enviados (por e-mail ou correio, pelo aluno ou pela SAI) à universidade no Canadá.
DICA IMPORTANTE: Sugiram aos seus professores que busquem firmar parcerias com Universidades Canadenses. Assim, vocês terão mais opções para candidatura ao ELAP. Mais informações sobre como firmar um convênio bilateral em https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/sai/como-firmar-um-convenio-bilateral/ ou pelo e-mail sai.bilateral@ufsm.br.