O que é EMI?
De maneira ampla, “EMI” refere-se ao uso da língua inglesa para lecionar nas diversas disciplinas acadêmicas, em contextos onde a maioria da população não é anglófona (isto é, fala inglês como primeira língua). O uso do inglês em sala de aula é uma maneira de proporcionar a internacionalização em casa para os estudantes da UFSM e prepará-los para desenvolver suas atividades acadêmicas e profissionais em uma sociedade amplamente globalizada. A Com a implementação do EMI pode ser um meio de proporcionar experiências de internacionalização a um número maior de estudantes e docentes e de impulsionar a aprendizagem de línguas no contexto da UFSM, ao mesmo tempo que pode servir, um número expressivo de estudantes terá vivências acadêmicas atreladas à internacionalização sem realizar uma mobilidade internacional. Além disso, esse recurso também serve como atrativo para alunos internacionais, que não falam português, virem estudar na UFSM.
Ofertar disciplinas em inglês na UFSM pode contribuir também contribui para preparar os estudantes e docentes a participarem com maior facilidade de redes de pesquisa internacionais e outras oportunidades acadêmicas internacionais. Dessa forma, o uso de EMI na UFSM pode impactar positivamente o desafio da internacionalização da UFSM. Projetado para fornecer recursos e suporte aos educadores que desejam incluir o inglês em suas práticas de ensino, o programa tem objetivo de promover um ambiente acadêmico mais internacionalizado, contribuindo para a ampliação do alcance global da UFSM.
O que é OLMI?
Apesar de EMI ser um termo mais prominente, ele se refere a uma prática de inclusão de uma língua adicional na educação (em especial na educação superior). Other Languages as Medium of Instruction (OLMI) serve como um termo que chama atenção para a natureza multilíngue das interações e serve como termo guarda-chuva para o emprego de outras línguas adicionais como meio de instrução.
O que é o EMI Group Consulting da UFSM?
O projeto estratégico EMI Group Consulting – grupo de consultoria sobre o uso do inglês como meio de instrução – é um espaço de discussão e planejamento de ações sobre EMI na UFSM, voltado a docentes da instituição interessados em incorporar o inglês em suas aulas.
Em 2025, as sessões de consultoria têm como proposta oferecer suporte a docentes que planejam implementar o EMI a partir do segundo semestre. Esse suporte poderá abranger aspectos linguísticos (como pronúncia e escrita), metodológicos, além de atender a outras demandas específicas do contexto de cada docente. O grupo também funciona como um fórum para o compartilhamento de experiências, anseios, descobertas e êxitos relacionados ao uso do inglês em sala de aula.
Ao longo do ano, esperamos construir coletivamente com os participantes uma proposta de política institucional para o uso do inglês e de outras línguas adicionais como meio de instrução ou educação — prática internacionalmente conhecida como EMI/OLMI (English as a Medium of Instruction / Other Languages as a Medium of Instruction) ou EME/OLME (English/Other Languages as a Medium of Education).
Docentes interessados em participar ou obter informações sobre as consultorias podem entrar em contato com o grupo através do e-mail sai.traducoes@ufsm.br



Realização

