Estão abertas as inscrições para mobilidades pela AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu) para servidores técnico-administrativos da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio entre março e dezembro de 2025. O edital pode ser acessado neste link e aceita inscrições até o dia 04 de novembro, com divulgação final dos selecionados até 04 de dezembro. Neste semestre, estão sendo ofertadas cinco vagas, com relação de universidades participantes disponíveis no site da AUGM. É recomendado que o candidato possua noções básicas da língua espanhola, porém, não são exigidos comprovantes de proficiência.
A equipe da SAI atua realizando o nomeações dos candidatos selecionados no edital interno, sendo assim, ser selecionado não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados e cabe à cada universidade aceitá-los. Em caso de vagas remanescentes, um novo edital será lançado para preenchê-las. O tempo padrão de duração da mobilidade varia entre sete e, no máximo, 15 dias, período que deve ser definido pelo candidato junto da universidade de destino. Para obter mais informações sobre como funcionam os intercâmbios pela associação, acesse este link.
Os servidores selecionados para realização da mobilidade poderão realizar atividades como rotinas administrativas, de direção, planejamento, coordenação, organização, assessoramento e/ou administração universitária. Os selecionados são contemplados com auxílio de custo de R$2.500,00 da UFSM. Pela universidade de destino, o servidor recebe alojamento e alimentação pelo período do intercâmbio, além de estarem isentos das taxas acadêmicas. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas à mobilidade (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, etc.) são de total responsabilidade do candidato selecionado.
Texto: Talita Lübeck, acadêmica de Relações Internacionais, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI