Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Inscrições abertas para o programa de bolsas para realização de estágios profissionais e de pós-graduação na Itália em 2025

O prazo de inscrição vai até o dia 30 de setembro

A Organização Internacional Ítalo-latino americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI), está com inscrições abertas para o programa de bolsas para estágios profissionais e de pós-graduação na Itália em 2025. As bolsas são concedidas a cidadãos dos países membros da IILA que desejem realizar estágios pós universitários de especialização ou de atualização dos conhecimentos nas seguintes áreas:

• Agroalimentos e Tecnologias alimentares,
  • Sustentabilidade ambiental e Energias renováveis,
  • Ciências da vida e Biotecnologia,
  • Ciências e Tecnologias espaciais;
  • Conservação, Tutela e Restauração do Patrimônio Cultural.

Os candidatos aprovados receberão 1.500,00 mensais para cobrir as despesas com alimentação e hospedagem durante sua estadia, que deve ter duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses. Está previsto também a cobertura dos custos com seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os bolsistas ou as instituições de ensino de origem deverão custear as passagens aéreas e documentação para permanência na Itália. A data final das estadias dos participantes não deve ultrapassar 31 de janeiro de 2026.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, de forma on-line, através do formulário disponível neste link. Alguns dos requisitos para obtenção da bolsa são: ter idade máxima de 35 anos, ter diploma universitário e ter comprovada experiência em sua área de atuação. O edital também sinaliza que é desejável que o candidato possua conhecimentos básicos de Italiano. Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, os interessados devem acessar e ler com atenção a página oficial do programa e o edital completo

Reiteramos que a SAI atua apenas na divulgação da oportunidade, não possuindo qualquer ingerência sobre o processo. Quaisquer dúvidas a respeito deste edital devem ser encaminhadas para os canais de comunicação informados nas páginas e documentos oficiais do programa.

Texto: Mariane Machado, acadêmica de jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI