Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Representante da SAI participa de reunião de assessores da AUGM

O evento reuniu representantes de vários países e discutiu as atividades da AUGM no final de 2022 e realizou o planejamento para 2023.

Nos dias 10 e 11 de novembro, o professor Júlio César Cossio Rodriguez (Assessor do Gabinete do Reitor na SAI) participou da terceira reunião anual presencial de Delegados Assessores da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu). A reunião aconteceu no campus da Universidade Nacional de Quilmes (Universidad Nacional de Quilmes – UNQ), localizado em Bernal, na província de Buenos Aires, na Argentina. O evento reuniu representantes de universidades membros da associação, que correspondem à Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, a fim de colaborar no cumprimento das decisões e preparar as atividades futuras da AUGM.

Um dos principais temas discutidos foi a implementação de uma plataforma digital para a gestão dos programas de mobilidade, que contou com uma proposta da equipe da UFSM. O projeto já foi submetido ao Comitê Diretivo da AUGM, que anunciará o projeto escolhido nos dias 15 e 16 dezembro, durante o Conselho de Reitores da AUGM, que ocorrerá no campus da Universidade Nacional do Noroeste de Buenos Aires (UNNOBA), na Argentina.

Outro tema discutido foi o monitoramento do programa de mobilidade atualmente em organização, que engloba estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e administradores. Além disso, foram continuadas as discussões para o programa de mobilidade para 2023, que englobou a viabilidade de continuidade dos programas de mobilidade virtual. A programação completa da reunião e os temas discutidos podem ser acessados neste link.

A Jornada de Jovens Pesquisadores (Jornadas de Jóvenes Investigadores – JJI) também foi um tópico discutido na reunião. Sobre a jornada, houveram dois momentos: o primeiro referente à edição ocorrida neste ano, entre 7 e 9 de setembro, refletindo sobre a sua execução; o segundo, referente à próxima edição, que vai acontecer no ano que vem, na Universidade Nacional de Assunción (Universidad Nacional de Asunción – UNA), localizada na capital do Paraguai.

Abaixo você confere uma matéria produzida pela UNQ com o relato de alguns participantes, incluindo o professor Júlio César Rodriguez, comentando sobre pontos abordados na reunião e alguns encaminhamentos da AUGM para 2023.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI