Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PILA: Programa recebe inscrições para intercâmbio na América Latina

As inscrições vão até o dia 25 de outubro e as mobilidades ocorrerão no primeiro semestre de 2025



Estão abertas as inscrições para mobilidades pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA). A oportunidade é voltada para estudantes de graduação, docentes e demais servidores da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio no primeiro semestre de 2025.

PILA 

O Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA) oferece bolsas para mobilidade de estudantes, docentes e gestores em diversas áreas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma experiência internacional e para o fortalecimento das instituições de ensino latinoamericanas, além de enriquecer a formação da comunidade acadêmica da região por meio do estabelecimento de alianças estratégicas e do desenvolvimento de atividades de intercâmbio entre as universidades participantes.

O PILA teve origem nos programas bilaterais de intercâmbio de estudantes que existiam entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES) do México, a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) da Colômbia e o Conselho Nacional Interuniversitário (CIN) da Argentina, que decidiram formar uma aliança estratégica através de um programa abrangente. Ao longo do tempo, a iniciativa se expandiu e, atualmente, consiste em um consórcio de 9 países da América Latina e do Caribe, englobando 255 instituições de ensino.

Como realizar a mobilidade 

O edital pode ser acessado neste link e aceita inscrições até o dia 25 de outubro, com divulgação final dos selecionados até 31 de outubro. O número de vagas deve ser verificado através do documento disponibilizado pela universidade de destino, assim como quais as áreas de conhecimento estão disponíveis para o programa de mobilidade.

Salientamos que a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) atua realizando as nomeações dos candidatos selecionados no edital interno. Porém, essa seleção não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados, mas o aceite final destes cabe exclusivamente a cada universidade de destino. 

A duração da mobilidade para graduação é de um semestre, já para docentes e gestores, a mobilidade será de curta duração, variando conforme a instituição de destino. Pela universidade parceira, o intercambista receberá alojamento e alimentação durante esse período. Por parte da UFSM, os selecionados serão contemplados com uma bolsa de parcela única para o deslocamento no valor de R$1.500,00. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas ao intercâmbio (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, entre outros) são de total responsabilidade do candidato selecionado.

Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo para cada modalidade, acesse e leia com atenção o edital completo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4904

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes