Entre os dias 17 e 20 de setembro, os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves e Júlio César Cossio Rodriguez, dirigentes da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), representaram a UFSM na Edição 2024 da Conferência e Exposição Anual da Associação Européia para Educação Internacional (EAIE), realizada em Toulouse (França) entre 17 e 20 de setembro. Nesse grande evento, mais de 7300 profissionais, ligados a instituições de ensino de 110 países, tiveram a oportunidade de participar de sessões e atividades voltadas para a internacionalização da educação superior, contribuindo com o debate acerca desse processo em nível global e construindo importantes redes de contato internacionais.
Além da participação nas sessões temáticas, a UFSM também marcou presença no estande reservado para o Brasil na área de exposições e realizou reuniões bilaterais com diferentes universidades, alianças europeias e instituições parceiras.
Cabe destacar que, com as universidades já conveniadas, as reuniões tiveram o objetivo de ampliar a cooperação na direção de permitir cotutela e parcerias via Erasmus. Já com universidades novas, foram propostos acordos de cooperação que ampliaram as possibilidades de mobilidade internacional disponíveis para nossos estudantes, professores e servidores.
Dentre as instituições que poderão ser parceiras da UFSM estão o King´s College London, a University of Pretoria, a Virginia Commonwealth University, a Heinrich Heine Universitat – Dusseldorf, a CESI – École D´Ingénieurs, a Shaanxi Vocational Academy of Art, a Fundación Barceló, a North-West University, e a Westfaliche Hochschule University.
Reunião entre universidades brasileiras e francesas
Antes do evento organizado pela EAIE, a programação da missão à França também contou com uma importante reunião organizada pela agência Campus France, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris e com a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Neste encontro, representantes de universidades brasileiras que estavam em Toulouse e das principais universidades francesas discutiram o interesse das universidades francesas em aprofundar relações com as brasileiras no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e França, estabelecida em Março de 2024.
A França considera o Brasil como destino importante para pesquisadores e sabe que atrai muitos estudantes brasileiros para fazer parte de sua formação na França. Por esse motivo, há grande interesse no aprofundamento de cooperações já existentes através de programas como BRAFITEC, BRAFAGRO e COFECUB. Como a UFSM já possui projetos no âmbito do BRAFITEC e COFECUB, além de acordos de cooperação com oito instituições francesas e acordos de cotutela vigentes, a reunião foi uma excelente oportunidade para estreitamento de laços e prospecção de novas parcerias.
Apresentação internacional do CAPES – GLOBAL
A UFSM participou também da apresentação aos parceiros franceses e europeus do Programa CAPES – GLOBAL, momento em que foi debatido o papel relevante da institucionalização da internacionalização para melhores resultados na área. As universidades que serão líderes de propostas precisam ter programas notas 6 ou 7 e ter unidade administrativa no organograma responsável pela internacionalização. O novo programa será lançado até o final do ano.