A Secretaria de Apoio Internacional convida a comunidade santa-mariense a participar do processo de acolhimento dos estudantes internacionais que vem à UFSM para realizar seus estudos, através do programa Hospede um Estudante Internacional. O objetivo desse programa é formar um cadastro de pessoas interessadas em alugar um quarto ou imóvel inteiro para os estudantes internacionais que chegam à Santa Maria a cada início de semestre acadêmico. Dessa forma, o contato entre hóspede e anfitrião é facilitado, possibilitando um rápido acesso à moradia.
Além de reduzir seus custos de moradia através do aluguel e da divisão de despesas, o Hospede um Estudante Internacional também representa, para os anfitriões cadastrados, a oportunidade de viver uma rica experiência internacional sem a necessidade de sair do seu país ou mesmo de sua cidade. O anfitrião poderá compartilhar a riqueza da cultura brasileira, ao mesmo tempo que aprende autenticamente sobre a língua, os costumes e as práticas do seu hóspede. Através desse compartilhamento de costumes, é criada uma rica troca cultural que beneficia ambas as partes.
Destacamos que a definição do valor a ser cobrado é de responsabilidade do anfitrião e os custos de moradia são pagos pelo próprio hóspede, ficando também a critério de ambos qualquer negociação sobre valores e a assinatura do contrato de aluguel. A UFSM não possui competência, vinculação ou intermediação nesse assunto. A SAI apenas registra e encaminha as informações cadastradas no formulário do programa, a fim de fazer uma ponte entre anfitrião e estudante estrangeiro. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link. A iniciativa faz parte da campanha do Núcleo de Acolhimento da SAI e está sempre disponível para cadastro de novas vagas de hospedagem, buscando proporcionar uma estadia confortável e uma adaptação segura à cidade e à UFSM.
Além de facilitar a estadia dos estudantes internacionais, visto que a burocracia para aluguel via imobiliárias é bastante complexa para pessoas estrangeiras, o programa também tem um importante papel no impulsionamento da internacionalização da universidade e de Santa Maria, já que promove a interação entre a comunidade acadêmica internacional e a comunidade santa-mariense em geral. Os estudantes internacionais vêm por meio de convênios bilaterais firmados entre a UFSM e universidades parceiras, e por programas de cooperação como a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (PILA).
Texto: Talita Lübeck, acadêmica de Relações Internacionais, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI