A Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México, através da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID) e em colaboração com a Universidad Aeronáutica en Querétaro (UNAQ), anunciou a abertura do Programa Especial Women In the Sky 2024. Este edital é voltado para mulheres entre 18 e 29 anos que estejam cursando ou possuam uma carreira técnica principalmente nas áreas aeroespaciais e aeronáuticas, mas também nas áreas de mecânica, eletrônica, mecatrônica e industrial (outros requisitos devem ser conferidos no edital).
O programa oferecerá até 12 bolsas para as participantes, que terão a oportunidade de realizar diversos tipos de atividades entre os dias 02 e 07 de setembro (de forma virtual) e entre 08 e 28 de setembro (de forma presencial, no México). Interessadas podem conferir o calendário completo de atividades neste link.
As candidatas selecionadas contarão com benefícios como o pagamento das passagens aéreas para deslocamento entre seus países de origem e o México e uma ajuda mensal para despesas com hospedagem, alimentação e desenvolvimento de atividades (entre outros).
O objetivo dessa iniciativa é aumentar a visibilidade, representatividade e posicionamento das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, no acrônimo do inglês), especialmente nas áreas aeroespaciais e aeronáuticas. Nesta terceira edição, além de contribuir com a redução das desigualdades de gênero, o programa também pretende promover a inovação, desenvolvimento e o bem-estar do México e de outras regiões do continente americano.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de julho, de forma on-line, pelo site oficial. Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, as interessadas devem acessar e ler com atenção a página oficial do programa, o edital completo e o manual da candidata.
Reiteramos que a SAI atua apenas na divulgação da oportunidade, não possuindo qualquer ingerência sobre o processo. Quaisquer dúvidas a respeito deste edital devem ser encaminhadas para os canais de comunicação informados nas páginas e documentos oficiais do programa.
Texto: Mariane Machado, acadêmica de jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI