Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI retoma as atividades de acolhimento aos alunos internacionais da UFSM

O encontro ocorreu na última segunda-feira, no DTG Noel Guarany

A tarde de segunda-feira (27), foi marcada pelo retorno das atividades de acolhimento da Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Os alunos internacionais foram recebidos no DTG Noel Guarany para uma roda de conversa, onde puderam trocar experiências e dividir as angústias que vivenciaram neste período de crise ambiental.

O Secretário da SAI, Paulo Bayard Dias Gonçalves deu início às conversas reconhecendo as dificuldades que os estudantes enfrentam naturalmente ao estudar em um país com uma cultura diferente, que agora se somaram ao enfrentamento de um desastre climático de grande escala. Ele também explicou o funcionamento do calendário acadêmico e as mudanças previstas em função da greve dos professores e dos desastres climáticos ocorridos neste período. Por fim, ele incentivou os alunos a procurarem programas de pesquisa e extensão para aproveitarem da melhor forma os períodos que estiverem sem outras atividades.

Roda de conversa com os estudantes internacionais

Em seguida, a Secretária Executiva responsável pelo núcleo de acolhimento, Angélica Iensen, falou sobre a importância da retomada das atividades de acolhimento, já que os estudantes estão longe das suas redes de apoio. Ela também citou a relevância de ouvir ativamente o que eles têm passado, para que seja possível atendê-los da melhor forma neste momento complexo e atípico para todos.

Ao final das falas oficiais, os alunos internacionais expuseram suas experiências e dúvidas diante da situação atual. O evento terminou com dinâmicas de integração, ministradas pelo estudante de Educação Física, Eliézer Nathanael Alves de Cristo.

Texto: Mariane Machado, acadêmica de jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI