Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Inscrições abertas para intercâmbio pelo programa PILA

As inscrições vão até o dia 22 de maio e as mobilidades ocorrerão no segundo semestre de 2024

Estão abertas as inscrições para mobilidades pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA). A oportunidade é voltada para estudantes de graduação, docentes e servidores da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio no segundo semestre de 2024.

PILA

O Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA) oferece bolsas para mobilidade de estudantes, docentes e gestores em diversas áreas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma experiência internacional e para o fortalecimento das instituições de ensino latinoamericanas, além de enriquecer a formação da comunidade acadêmica da região por meio do estabelecimento de alianças estratégicas e do desenvolvimento de atividades de intercâmbio entre as universidades participantes.

O PILA teve origem nos programas bilaterais de intercâmbio de estudantes que existiam entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES) do México, a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) da Colômbia e o Conselho Nacional Interuniversitário (CIN) da Argentina, que decidiram formar uma aliança estratégica através de um programa abrangente. Ao longo do tempo, a iniciativa se expandiu e, atualmente, consiste em um consórcio de 9 países da América Latina e do Caribe, englobando 255 instituições de ensino.

Como realizar a Mobilidade

O edital pode ser acessado neste link e aceita inscrições até o dia 22 de maio, com divulgação final dos selecionados até 24 de maio e início das nomeações a partir do dia 28 de maio. Neste semestre, estão sendo ofertadas dez vagas para estudantes de graduação e cinco vagas para docentes e servidores, nas suas respectivas áreas. Os interessados devem acessar o edital para conferir a disponibilidade de vagas.

Salientamos que a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) atua realizando as nomeações dos candidatos selecionados no edital interno. Porém, essa seleção não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados, mas o aceite final destes cabe exclusivamente a cada universidade de destino.

A duração da mobilidade é de um semestre. Pela universidade parceira, o intercambista receberá alojamento e alimentação durante esse período. Por parte da UFSM, os selecionados serão contemplados com uma bolsa para o deslocamento no valor de R$1.500,00. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas ao intercâmbio (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, etc.) são de total responsabilidade do candidato selecionado.

Cabe também aos estudantes, professores e servidores acessarem o link (no edital) com as informações sobre as instituições participantes do programa e conferir se elas possuem curso equivalente ao seu na UFSM.

Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo para cada modalidade, acesse e leia com atenção o edital completo.

Texto: Mariane Machado, acadêmica de jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI