Foram prorrogadas até o dia 30 de setembro as inscrições para a segunda edição do Simpósio de Intercâmbio Acadêmico (SIA), realizado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR-DLEM) e Idiomas sem Fronteiras (IsF-Andifes), em parceria com a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). Esse grande evento consiste na união do III Symposium of Academic Exchange (SAE) e do III Pesquisadores/as Sem Fronteiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, conforme informações disponíveis na página do evento.
O III SAE (modalidade Higher Education) é aberto a alunos de graduação e de pós-graduação da UFSM interessados em qualificar sua competência em inglês como língua estrangeira/adicional. Ele desafia os participantes a apresentarem sua pesquisa em língua inglesa, em até cinco minutos, de forma envolvente, de forma que seja compreendida por um público acadêmico não especialista. Nesta edição, o evento conta com uma seção exclusiva para estudantes da educação em nível médio do CTISM e Politécnico, intitulado SAE High School. O edital com maiores informações pode ser acessado através deste link.
Já o III Pesquisadores/as Sem Fronteiras, tem o objetivo de promover a interação no meio acadêmico e o aprimoramento de conhecimentos de Português como Língua Estrangeira, bem como a socialização e avaliação de pesquisas em desenvolvimento por acadêmicos internacionais de graduação e pós-graduação. O edital com maiores informações pode ser acessado através deste link.
Os eventos serão divididos em dois momentos: o primeiro entre os dias 23 e 24 de outubro e o segundo entre 7 e 8 de novembro. No primeiro momento, que ocorre concomitante à 38ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), serão realizadas as oficinas de formação de professores de PLE/PLA e as apresentações de trabalhos da modalidade High School do SAE. Já no segundo momento, ocorrerão as apresentações de trabalhos da modalidade Higher Education (SAE) e do Pesquisadores/as Sem Fronteiras.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI