Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Estudante da UFSM é selecionada em programa de bolsa de estudos do governo canadense

A mobilidade ocorrerá ainda em 2023 e tem como destino a Universidade de Montreal.

No mês de junho, a estudante de Letras Inglês – Licenciatura da UFSM, Lara Portella, foi selecionada pelo ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), um programa do governo do Canadá que oferta bolsas de estudo a estudantes selecionados para realização de mobilidade em universidades do país. As vagas para o ELAP são concorridas e a última seleção de um estudante da UFSM foi em 2019. Dessa forma, a intenção da SAI é informar à comunidade acadêmica sobre a oportunidade, incentivar cada vez mais estudantes a se candidatarem em universidades canadenses parceiras, a fim de poderem participar do programa, o que contribui diretamente para a internacionalização da instituição.

Lara é estudante do curso de Letras – Inglês e irá realizar um intercâmbio ao longo do segundo semestre de 2023 em Montreal, no Canadá. Foto: Arquivo pessoal.

Lara foi aprovada para um período de mobilidade na Universidade de Montreal (UDeM), que é conveniada à UFSM e está disponível para intercâmbio por meio de convênios bilaterais. Após a candidatura para a universidade, a estudante iniciou os trâmites necessários para obter a bolsa ELAP, que a ajudaria na manutenção e estadia no Canadá. Dessa forma, a estudante dividiu-se em duas tarefas diferentes e concomitantes, organizando os documentos e cumprindo os requisitos necessários para ambas seleções – que nem sempre eram iguais. Além de auxiliar nesse processo de candidatura nas parceiras, a SAI também realiza traduções de documentos institucionais, caso necessário.

Normalmente, a SAI atua pré-selecionando estudantes através de seus editais de mobilidade, lançados no início de cada semestre letivo. Feito isso, os alunos são nomeados para as universidades desejadas e, caso aceitos, realizam a mobilidade no semestre seguinte. No caso de estudantes interessados no Canadá e na bolsa ELAP, a própria universidade de destino enviará a candidatura para o programa, que faz a seleção dos contemplados pela bolsa. No caso de Lara, a própria estudante se candidatou, entretanto, destaca-se que a realização da mobilidade pode ocorrer sem a bolsa, já que são processos independentes.

Em entrevista, Lara comenta sobre o sonho de estudar no exterior que a acompanhou por toda a graduação. Ela conheceu o ELAP por meio do site Partiu Intercâmbio, uma iniciativa que ajuda a democratizar o conhecimento e o acesso a oportunidades de mobilidades e bolsas de estudo para alunos brasileiros. Lara aplicou pela primeira vez ao ELAP em 2022, mas não foi selecionada. Ela cita essa negativa como um incentivo para continuar tentando, de forma que em sua segunda candidatura, em 2023, ela estava mais preparada, o que contribuiu para a seleção. Sobre o processo, ela destaca: “Inicialmente, li todo o site da bolsa e fiz um checklist com os documentos que precisaria. Além disso, contatei a UDeM para certificar de que eles estariam participando do ELAP esse ano e para saber do prazo interno, visto que cada universidade estabelece os seus próprios prazos que são diferentes da data que consta no site oficial do ELAP”.

Lara nota que, devido ao interesse prévio de participar de experiências no exterior, dedicou-se desde o início da graduação a diversas oportunidades extracurriculares, como projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, enriqueceu seu currículo acadêmico, contribuindo no momento da candidatura. A estudante está animada para vivenciar a cultura canadense, principalmente em relação ao contato com a língua francesa e à multiculturalidade que o Canadá oferece. Para finalizar, Lara incentiva a candidatura de mais estudantes da UFSM e salienta que está muito orgulhosa em representar o curso de Letras: “O estudo e pesquisa em linguagem e literatura são tão importantes para a nossa sociedade quanto os outros saberes, e há países que se preocupam em incentivá-los. Espero que mais estudantes de letras, artes e humanas no geral se sintam encorajados a buscar e tentar essas oportunidades”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI