O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) divulga diversas oportunidades para acadêmicos interessados em conhecer mais da cultura alemã. As oportunidades são voltadas para vários níveis de ensino e contemplam diferentes áreas de conhecimento, sendo que algumas delas ainda contam com bolsas de estudos. Todas as oportunidades são de responsabilidade exclusiva do DAAD, sendo que a SAI, nesse contexto, atua apenas apoiando a divulgação junto à comunidade acadêmica da UFSM. Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail competente, disponível na página de contato do DAAD. Para consultar mais oportunidades de internacionalização, acesse o Calendário Internacional da SAI.
Bolsas de master em políticas públicas
Estão abertas até 31 de julho as inscrições ao programa Helmut Schmidt, voltado à formação de profissionais nas áreas de Políticas Públicas e Boa Governança. O DAAD concede bolsas para sete cursos de master na Alemanha, com duração entre dois e quatro semestres. A maioria deles tem aulas ministradas em inglês. Além da graduação completa em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins, é necessário ter rendimento acadêmico excelente e bons conhecimentos de alemão ou inglês. Os selecionados ganham bolsa mensal no valor de 934 euros (aproximadamente R$4.900,00), auxílio passagem aérea, seguro-saúde e curso preparatório de alemão. O principal objetivo é a formação de profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Confira todos os detalhes no site e no edital.
Pós-doutorado com bolsa do DAAD
Criado em 2014 pelo DAAD para fomentar a mobilidade internacional de pesquisadores no pós-doutorado de forma inovadora, o programa Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME) recebe candidaturas até o dia 31 de agosto. Pesquisadores estrangeiros interessados em seguir carreira na Alemanha a longo prazo podem se candidatar ao PRIME, que viabiliza um contrato de trabalho numa universidade alemã por 18 meses. Desse período, 12 meses são de pesquisa em uma ou mais instituições fora da Alemanha e seis meses de reintegração na universidade alemã anfitriã. O contato com a universidade alemã e com a instituição escolhida fora da Alemanha são de responsabilidade dos candidatos. O início das atividades está previsto para junho de 2024. Consulte todos os detalhes no edital.
Programa financia pesquisadores da América Latina
Com o objetivo de promover a mobilidade de pesquisadores entre a América Latina e Europa, o programa Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships (MSCA-PF) financia projetos de doutoras e doutores que tenham obtido o título há não mais do que oito anos e queiram trabalhar em um pós-doutorado na União Europeia ou em países associados. O programa recebe inscrições dos candidatos latino-americanos até 13 de setembro. O financiamento contempla todas as áreas do conhecimento e inclui até dois anos de salário na instituição anfitriã, custos de pesquisa e outros benefícios. É obrigatório que o projeto seja desenvolvido em parceria com uma universidade ou um centro de pesquisa na Europa. Mais informações no site da EURAXESS Brasil.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI