A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) anuncia a abertura do edital de seleção para novas turmas dos cursos de chinês disponibilizados em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Os cursos têm carga horária total de 45h e são voltados para servidores(as) e estudantes vinculados à UFSM e interessados(as) em conhecer ou aprofundar conhecimentos na cultura e língua chinesa. Todas as aulas serão ministradas em língua portuguesa e de forma remota, entre março e junho de 2022. O período de inscrições se iniciou no dia 23/02 e se encerra no dia 10/03, com divulgação do resultado parcial no dia 13/03 e do final até o dia 16/03. O edital completo, com informações detalhadas e importantes sobre o processo seletivo, pode ser acessado neste link.
Antes de encerrar o curso, o(a) aluno(a) deve se comprometer a realizar o Exame de Proficiência em Chinês HSK/HSKK, que é o exame oficial da língua chinesa em todo o mundo. Os custos do exame de proficiência estão descritos no item 7 do edital de seleção e deverão ser financiados pelo(a) próprio(a) estudante, exceto aqueles(as) com registro ativo no Benefício Socioeconômico (BSE/PRAE).
A oportunidade selecionará 66 candidatos(as) ligados(as) à UFSM, que serão distribuídos nas cinco turmas, sendo: 36 vagas para o curso de Chinês 1, 20 vagas para o curso de Chinês 2 e 10 vagas para o curso de Chinês 3. O objetivo do curso de Chinês 1 é capacitar o(a) estudante a se comunicar em chinês em nível iniciante, já o dos cursos de Chinês 2 e 3 é aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e a língua chinesa.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI