Diversas oportunidades de estudo na França para professores, pesquisadores e alunos
Publicado em
A Embaixada da França no Brasil – Campus France Brasil, está divulgando uma série de oportunidades de bolsas de mestrado e doutorado na França, além de mobilidades para professores. Seguem abaixo as oportunidades disponíveis e como acessá-las:
Bolsa para Master 2 da Embaixada da França
Para a qual são elegíveis alunos da graduação inscritos em programas de duplo diploma. Devido às modificações no calendário acadêmico francês, as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de junho de 2020. As informações atualizadas estão disponíveis nos seguintes canais:
Mobilidade internacional para professores de Ciências Humanas e Sociais
A Fondation Maison des Sciences de l’Homme está com candidaturas abertas para o programa de mobilidade internacional para professores “Directeurs d’Études Associés” (DEA).
O programa oferece a professores estrangeiros a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de ciências humanas e sociais na França, durante uma estadia de quatro a seis semanas. Os selecionados receberão uma bolsa de 3.404 euros a fim de cobrir gastos com transporte e estadia, além do apoio da instituição.
A primeira sessão de candidaturas termina no dia 15 de junho. Informações disponíveis nos seguintes canais:
Chamadas abertas para estágios de Master, doutorado e pós-doutorado
Os laboratórios, universidades e centros de pesquisa franceses seguem com processos seletivos abertos para estudantes e pesquisadores internacionais. Na aba “ofertas” do catálogo de escolas doutorais do Campus France estão disponíveis, atualmente, mais de 800 oportunidades. A data limite para envio da candidatura varia em função do programa.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.