s solos são recursos naturais fundamentais a manutenção da vida no planeta. O seu uso sustentável, por meio de práticas conservacionistas são imprescindíveis às atividades agrosilvipastoris. Para tanto, é importante que os técnicos de campo saibam reconhecer os diferentes solos que ocorrem na paisagem, seus aspectos morfológicos, sua relação com a paisagem e geologia local, suas limitações e potenciais de uso.
O objetivo desta atividade foi oportunizar aos participantes treinamento prático sobre a identificação de solos, suas propriedades morfológicas importantes na identificação, seus aspectos pedogenéticos e a sua classificação taxonômica aplicada.
O evento foi realizado no dia 19 de dezembro de 2018, das 10 às 12h no Museu de Solos do Rio Grande do Sul, prédio 44 (CCR/UFSM) e das 14 às 18h no campo, na região da 4ª Colônia, RS. O evento foi organizado pelo Museu de Solos do RS em parceria como o PET Agronomia e o Clube de Soil Judging da UFSM.
O programa do curso foi o seguinte:
Conteúdo teórico (Museu de Solos)
– Importância do conhecimento dos solos; Aspectos pedogenéticos; Relação solo-paisagem; Morfologia do solo; Classificação de solos; Levantamento de solos; Geologia aplicada a Pedologia; Solos do RS.
Conteúdo prático (Campo na região da 4ª Colônia)
– Preparo de perfis de solos para a sua descrição no campo; Descrição morfológica de solos no campo; Discussão sobre relação solo-paisagem, pedogênese e limitações dos solos da região; Aspectos importantes para identificação dos solos; Coleta de monolitos de solos.
O minicurso contou com a participação de 20 pessoas e a carga horária total foi de 6 horas de atividades.