Apresentação
Soil Judging são atividades competitivas, do tipo competição acadêmica, desenvolvidas na área de solos, onde os alunos são desafiados a realizarem a identificação e interpretação de solos e suas paisagens. As competições são chamadas de Soil Judging Contest e conhecidas no Brasil como competições de identificação e interpretação de solos. Neste contexto, o Clube de Soil Judging é destinado aos alunos de Graduação e Pós Graduação, objetivando o seu desenvolvimento técnico/científico por meio da motivação via atividades práticas e competitivas.
Histórico
O Museu de Solos do RS e o Departamento de Solos da UFSM são pioneiros na América Latina na realização das Soil Judging Contests, realizando a I e a II Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos em 2015 e 2016. Nestes dois eventos nossas equipes conquistaram o primeiro lugar. Em 2018 participamos da III Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos e conquistamos o primeiro lugar novamente. Ainda em 2018, o Prof. Fabrício Pedron (idealizador do Soil Judging no Brasil) coordenou a 3ª International Soil Judging Contest (evento mundial realizado na UFRRJ em Seropédica, RJ, nos dias 08 a 11 de agosto, por ocasião do 21º WCSS), juntamente com o Prof. Ricardo Dalmolin (também organizador e juiz desta competição). Todo esse know how levou a criação do Clube de Soil Judging da UFSM no dia 29 de agosto de 2018.
Missão
– Promover atividades que desenvolvam habilidades técnicas de interpretação de solos e suas paisagens, fomentando o desenvolvimento acadêmico/científico em Ciência do Solo e áreas correlatas.
– Difundir os clubes de Soil Judging no Brasil.
– Fomentar as competições de Soil Judging no Brasil.
Sede oficial
A sede do Clube de Soil Judging da UFSM fica no Museu de Solos do RS
Atividades propostas
Reuniões quinzenais (60 min): discussão sobre morfologia do solo, classificação, interpretação de uso, relação solo-paisagem, ferramentas de campo, levantamento de solos, pedometria, etc.
Excursões de campo (1 ou 2 dias): excursões para diferentes regiões do RS para prática de campo.
Pic-nic no campo (1 ou 2 turnos): atividade no campo visando a prática e o desenvolvimento de habilidade de interpretação de solos.
Competições internas (1 a 2 dias): serão organizadas duas competições anuais internas. Uma delas será somente para o treinamento dos participantes, enquanto a segunda terá caráter seletivo para as competições regionais.
Outras atividades: o Clube de Soil Judging também poderá estar envolvido em outras atividades como organização de eventos sociais, técnicos e científicos, atividades beneficentes entre outras.