Ir para o conteúdo MSRS Ir para o menu MSRS Ir para a busca no site MSRS Ir para o rodapé MSRS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Clube de Soil Judging da UFSM

Apresentação

Soil Judging são atividades competitivas, do tipo competição acadêmica, desenvolvidas na área de solos, onde os alunos são desafiados a realizarem a identificação e interpretação de solos e suas paisagens. As competições são chamadas de Soil Judging Contest e conhecidas no Brasil como competições de identificação e interpretação de solos. Neste contexto, o Clube de Soil Judging é destinado aos alunos de Graduação e Pós Graduação, objetivando o seu desenvolvimento técnico/científico por meio da motivação via atividades práticas e competitivas.

Histórico

O Museu de Solos do RS e o Departamento de Solos da UFSM são pioneiros na América Latina na realização das Soil Judging Contests, realizando a I e a II Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos em 2015 e 2016. Nestes dois eventos nossas equipes conquistaram o primeiro lugar. Em 2018 participamos da III Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos e conquistamos o primeiro lugar novamente. Ainda em 2018, o Prof. Fabrício Pedron (idealizador do Soil Judging no Brasil) coordenou a 3ª International Soil Judging Contest (evento mundial realizado na UFRRJ em Seropédica, RJ, nos dias 08 a 11 de agosto, por ocasião do 21º WCSS), juntamente com o Prof. Ricardo Dalmolin (também organizador e juiz desta competição). Todo esse know how levou a criação do Clube de Soil Judging da UFSM no dia 29 de agosto de 2018.

Foto inaugural do Clube de Soil Judging da UFSM (participantes)

Missão

– Promover atividades que desenvolvam habilidades técnicas de interpretação de solos e suas paisagens, fomentando o desenvolvimento acadêmico/científico em Ciência do Solo e áreas correlatas.

– Difundir os clubes de Soil Judging no Brasil.

– Fomentar as competições de Soil Judging no Brasil.

Sede oficial

A sede do Clube de Soil Judging da UFSM fica no Museu de Solos do RS

Atividades propostas

Reuniões quinzenais (60 min): discussão sobre morfologia do solo, classificação, interpretação de uso, relação solo-paisagem, ferramentas de campo, levantamento de solos, pedometria, etc.

Excursões de campo (1 ou 2 dias): excursões para diferentes regiões do RS para prática de campo.

Pic-nic no campo (1 ou 2 turnos): atividade no campo visando a prática e o desenvolvimento de habilidade de interpretação de solos.

Competições internas (1 a 2 dias): serão organizadas duas competições anuais internas. Uma delas será somente para o treinamento dos participantes, enquanto a segunda terá caráter seletivo para as competições regionais.

Outras atividades: o Clube de Soil Judging também poderá estar envolvido em outras atividades como organização de eventos sociais, técnicos e científicos, atividades beneficentes entre outras.