Como parte das comemorações da Década Internacional dos Solos e do 21º Congresso Mundial da Ciência do Solo, o 3º International Soil Judging Contest (3º ISJC) foi organizado para celebrar a ciência do solo e sua importância para a vida neste planeta.
O 3º ISJC teve como objetivos permitir que os participantes usem seus conhecimentos e habilidades práticas para descrever, compreender e interpretar as características do solo no campo. Os participantes são desafiados a descrever uma série de perfis de competição e paisagens usando suas habilidades. Além disso, o evento também busca:
– incentivar a adoção mais ampla da disciplina de julgamento de solos em todo o mundo;
– dar aos alunos oportunidade de conhecer os solos em uma parte diferente do mundo;
– dar aos alunos a oportunidade de desenvolver redes na comunidade científica do solo;
– e demonstrar as oportunidades de carreira que a ciência do solo oferece.
O 3º ISJC é um evento apoiado e promovido pela IUSS (União Internacional da Ciência do Solo) e pela SBCS (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo). Foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e nos arredores durante a semana anterior ao 21º WCSS, de 08 a 12 de agosto de 2018. O concurso contou com 12 equipes inscritas. As equipes vieram de todo o mundo: Brasil, Coréia, Reino Unido, Espanha, África do Sul, EUA (2 times), México (2 equipes), Rússia, Taiwan e Austrália. O total de participantes (competidores, organizadores e voluntários) foi de 93 pessoas.
Toda a organização técnica e logística foi elaborada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Embrapa Solos. O Museu de Solos do RS esteve presente com os Professores Fabrício de Araújo Pedron e Ricardo Simão Diniz Dalmolin (membros da organização) e com a Doutoranda Taciara Zborowski Horst, que participou da equipe Brasileira, a qual conquistou o 4º lugar geral. Este evento internacional foi coordenado pelo Professor Fabrício de Araújo Pedron.