A Mostra de Ciências Morfológicas é um espaço de exposição permanente do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destinado a visitação guiada de escolas, grupos ou indivíduos.
Desde sua fundação o Departamento de Morfologia da UFSM recebe visitantes das mais diferentes regiões do estado e também de outros estados da Federação, seja na forma de visitas organizadas e guiadas, seja de forma independente. Estas visitas ocorriam de forma esporádica, sem uma rotina ou formato definido. Tampouco havia estabelecido algum mecanismo ou reconhecimento oficial à nível institucional.
No ano de 2012 um grupo de docentes do departamento começou a desenvolver atividades extensionistas, de treinamento em técnica histológica geral. Em 2013 o mesmo grupo passou a desenvolver projetos de visitação em escolas da região central do estado, levando e expondo algumas peças do acervo departamental. Estas ações culminaram com o estabelecimento de um convênio oficial com à Secretaria de Educação do Município de Santa Maria em 2016. Neste ano, pela consolidação das atividades o grupo foi formalizado e passou a se chamar MorfoEduca, Grupo de Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas para a Promoção da Saúde, composto por docentes do Departamento de Morfologia e acadêmicos de iniciação científica. Desde então, vários projetos e ações do grupo aconteceram, tanto de visitação in loco, quanto extramuros da universidade.
Desde o ano de 2016, em diversas oportunidades tem sido instalada uma exposição temporária no andar térreo do Departamento de Morfologia da UFSM com exposição de preparações especiais de espécimes naturais e modelos sintéticos de várias espécies de vertebrados, como esqueletos articulados e desarticulados, órgãos de diferentes sistemas corpóreos preparados através de diferentes técnicas anatômicas específicas para utilização como modelos didáticos. Para acolher os visitantes e sanar dúvidas, alguns acadêmicos explanam sobre a importância da exposição e também sobre quais cursos oferecidos pela UFSM necessitam do conhecimento da anatomia macroscópica e microscópica. No primeiro evento compareceram 45 escolas oriundas de 37 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 2021, uma parceria com o Movimento Tratado Cidadão, grupo formado por indivíduos da sociedade civil, quando se iniciaram diversas atividades conjuntas de divulgação científica junto à comunidade.
Em todas estas parcerias, ações educacionais são desenvolvidas regularmente, tanto no âmbito presencial, quanto virtual.
Estas ações objetivaram articular conceitos científicos em Histologia, Anatomia e Embriologia com o contexto social, fomentando a aproximação do cidadão comum a Ciência, instrumentalizando-o, assim, para o exercício da cidadania no que diz respeito a sua saúde e sua qualidade de vida.
Finalmente em 2022, com o retorno das atividades presenciais um espaço específico do Departamento de Morfologia foi organizado e várias peças do acervo departamental foram selecionadas, mobiliário e infraestrutura readequados e iniciaram as atividades de visitação a Mostra de Ciências Morfológicas, do Departamento de Morfologia.
O espaço compreende dois auditórios, para 50 e 30 pessoas, um espaço para realização de oficinas e atividades lúdico-didáticas, uma sala de administração e a área de visitação.
Atualmente a equipe é composta por 10 docentes, 4 técnicos e cerca de 35 discentes, dos mais diversos cursos da saúde e rurais. Obs.: Os discentes são selecionados a cada semestre e estão devidamente registrados no portal de projetos da UFSM.