Ir para o conteúdo Museu Gama d'Eça Ir para o menu Museu Gama d'Eça Ir para a busca no site Museu Gama d'Eça Ir para o rodapé Museu Gama d'Eça
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

História

A história do atual Museu Gama d’Eça tem início em 1913 com a criação do Museu Victor Bersani, pela Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), que localizava-se no prédio da SUCV, na praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. Este Museu foi um dos primeiros fundados no Rio Grande do Sul e possui seu acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 1938, devido ao valor histórico das peças que compunham esse acervo.  

Fonte: Acervo do Museu Victor Bersani, fotógrafo V. Schleiniger (PILLA, 2024, p.15).

No ano de 1981 o Museu Victor Bersani se fundiu com o Museu Educativo Gama d’Eça, localizado no campus da Universidade Federal de Santa Maria, fundado em 1968 e responsável pela salvaguarda de coleções científicas da UFSM. Essa fusão deu origem ao Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani, que passou a ocupar o antigo palacete da família do Dr. Astrogildo de Azevedo, a partir de 1985, localizado na Rua do Acampamento, 81, Centro, Santa Maria/RS, onde se localiza até os dias de hoje. 

Fonte: Acervo do Museu Gama D'eça

Apesar do nome ter sido alterado ao longo do tempo, se reduzindo a “Museu Gama d’Eça”, esta instituição abriga o acervo dos dois museus citados anteriormente, salvaguardando e expondo ao público coleções Históricas, Paleontológicas, Zoológicas, Arqueológicas, Numismáticas, de Rochas e Minerais, entre outras. 

Atualmente, o Museu está passando por um processo de reformulação das exposições de curta e longa duração e de inventário do seu acervo, visando promover a preservação, pesquisa e comunicação desse importante patrimônio cultural representado pelas coleções da instituição.