Ir para o conteúdo Museu Gama d'Eça Ir para o menu Museu Gama d'Eça Ir para a busca no site Museu Gama d'Eça Ir para o rodapé Museu Gama d'Eça
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposições

Arqueologia

A exposição “Arqueologia na região central do Rio Grande do Sul” foi elaborada em parceria com o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA/UFSM) e tem como objetivo expor ao público artefatos arqueológicos pertencentes ao acervo do Museu Gama d’Eça e do LASCA, bem como divulgar o conhecimento científico produzido a partir das pesquisas arqueológicas. Os artefatos arqueológicos em exposição nos permitem entender um pouco mais sobre a história indígena do Rio Grande do Sul, desde 12.000 anos atrás, até a chegada dos europeus na América, em especial, pelas sociedades caçadoras e pelos Guaranis, que ocuparam o atual município de Santa Maria e regiões vizinhas.

Paleontologia: muito mais que dinossauros

A exposição “Paleontologia: muito mais que dinossauros” busca apresentar ao público parte da coleção de fósseis do Museu Gama D’eça e do Laboratório de Paleobiologia e Estratigrafia (LEP) da UFSM, bem como comunicar de forma lúdica o conhecimento científico produzido pelas pesquisas paleontológicas, que nos permitem entender um pouco mais sobre animais, plantas e o ambiente que habitavam há milhares ou até milhões de anos atrás.

Fragmentos da História do Rio Grande do Sul

A exposição busca apresentar ao público um pouco da história do Rio Grande do Sul, desde as primeiras missões jesuíticas aqui realizadas até o final do Império do Brasil, período marcado por disputas territoriais e conflitos que moldaram o território hoje conhecido como o Estado do Rio Grande do Sul. Tal história é contada através de objetos relacionados com os acontecimentos marcantes do período citado que fazem parte do acervo do Museu Gama D’eça. Por meio desses objetos,, a exposição busca levar o visitante em uma viagem ao passado, entre os séculos XVII e XIX.

Animais taxidermizados

Nesta sala o museu expõe sua rica coleção de animais taxidermizados, que engloba aves, répteis e mamíferos. A maior parte da coleção é composta por animais que fazem parte da fauna do Rio Grande do Sul. Também é possível encontrar na exposição animais de outras regiões do Brasil e do mundo.

A história da UFSM

Através desse espaço, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da Universidade Federal de Santa Maria, primeira universidade federal fundada fora de uma capital. Destacam-se nessa exposição a história da interiorização do ensino superior no Rio Grande do Sul e a presença de objetos relacionados à primeira faculdade estabelecida em Santa Maria, o curso de farmácia, fundado na década de 1930.

Corredor de objetos históricos

Neste corredor encontram-se diferentes objetos históricos, separados de acordo com sua tipologia, tais como louças, relógios, maquinário, instrumentos musicais, acessórios de montaria, mobiliário, quadros e outras peças que fizeram parte da história, hábitos e costumes dos séculos XIX e XX.

Sala da numismática

Nesta sala encontram-se expostas diversas cédulas e moedas provenientes de diferentes regiões e períodos da nossa história. A coleção de numismática do Museu engloba desde moedas com mais de 2 mil anos de idade, cunhadas na República Romana, até moedas mais recentes, como as criadas para as Olimpíadas de 2016. No total estão expostas cédulas e moedas provenientes de mais de 50 países, além da rica coleção nacional.

Entomologia

Aqui encontra-se exposta a coleção entomológica do Museu, composta por variados insetos tais como besouros, mariposas e gafanhotos, com destaque para a coleção de borboletas de diversos tamanhos e cores.

A história do palacete que abriga o Museu Gama d'Eça

Nessa exposição, localizada na entrada do Museu, busca-se contar ao público um pouco da história do Palacete construído em 1913 para servir como residência do Dr. Astrogildo de Azevedo, o qual viria a se tornar sede do Museu Gama d’Eça a partir de 1985.

Texto: Bernardo Duque de Paula, Museólogo

Fotos: Yasmin de Moraes, acadêmica de Desenho Industrial