Ir para o conteúdo MACT Ir para o menu MACT Ir para a busca no site MACT Ir para o rodapé MACT
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Museu Arte Ciência Tecnologia é inaugurado em 2021 na UFSM. É resultado de um trabalho idealizado em 2010 pelas pesquisadoras Nara Cristina Santos e Maria Rosa Chitolina, quando coordenadoras de pós-graduação. Em 2011 o projeto Museu Interativo: Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural (029758) reuniu um grupo de professores pesquisadores de cinco programas de Pós-Graduação da UFSM: Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação em Ciências, Informática e Patrimônio Cultural. Com eles arquitetos e estudantes pensando um espaço físico para o museu. Naquele ano foi realizada a primeira ação intitulada Museu Interativo: Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural: Mata 200 milhões de anos, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), reunindo artistas, cientistas, docentes e discentes de graduação e pós-graduação. Com a falta de espaço próprio, a partir de 2013, as idealizadoras seguem propondo “ações museais”, como por exemplo Arte-Ciência-Tecnologia: Sustentabilidade, que integrou a Mostra PROFITECS na UFSM. Em 2015 registram o projeto Museu Interativo: Arte – Ciência e Tecnologia/Ação Neuroarte (039709) e em 2016 o NeuroArTE: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia (042615), promovendo novas ações no CAL, CEFD na UFSM e na FURG. Desde 2017 o projeto Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Ações Expositivas e Estratégias Museais (046365) consolida a marca MACT, através das ações Neuro Bioarte (2017), (Bio)Arte e Sustentabilidade (2018), Luz (Arte) e Sustentabilidade (2019), Água e Sustentabilidade (2020), aqui na universidade. E as atividades seguem em 2021 com o Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Transdisciplinaridade como Estratégia Curatorial, Expográfica e de Arquivo (055965), consolidando o espaço físico no mezanino do Planetário/UFSM. Desde então foram organizadas as exposições Propagação Digital: do in loco ao online (2021), do FACTORS 8.0 É BIENALSUR;  Incertezas (2022), do FACTO 9 (nova nomenclatura do Festival Arte Ciência Tecnologia adotada a partir deste ano); Natureza e Metamorfose (2023), do FACTO 10 É BIENALSUR. 

Agendamento das Visitas

As visitas ao museu estão suspensas em razão de obras de reforma que ocorrem no MACT, com previsão de retorno das atividades no primeiro semestre de 2025.

e-mail: mactmuseu@ufsm.br

Horários | Terça a quinta-feira: 13h30 às 16h30.

Destaque

O Museu Arte Ciência Tecnologia (MACT) inaugura sua sede física em 20 de agosto de 2021, no mezanino do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento presencial, restrito às autoridades, tem transmissão simultânea na plataforma Farol. A cerimônia conta com a participação do Reitor da UFSM, Paulo Burmann; o Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch; o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a coordenadora de Cultura e Arte PRE, Vera Lucia Portinho Vianna; a coordenadora da Divisão de Museus UFSM, Jaqueline Trentim Machado; o chefe do Planetário Régis Augusto Albanese Diniz; as coordenadoras do MACT, Nara Cristina Santos (PPGART/CAL), Maria Rosa Chitolina (PPGBTOx e PPGECQVS/CCNE) e Juliana Vizzotto (PPGCC/CT).

Para a inauguração, o MACT recebe o Festival Arte Ciência e Tecnologia, FACTORS 8.0 da UFSM, que integra a BIENALSUR/Argentina. A exposição de 23 a 27 de agosto de 2021, aborda a Propagação Digital do In loco ao Online. Para isso conta com mostra IN LOCO no Planetário (não aberta para visitação, somente para registro, em função da pandemia) e ONLINE nas redes sociais. Facebook: @museuarteciencia, Instagram: @mact.ufsm, YouTube: LabartUFSM.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.