O Núcleo de TV Universitária da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM mantém considerável acervo audiovisual, analógico e digital, fruto de registros de eventos ocorridos na instituição de 1995 a 2017. O tratamento técnico do acervo audiovisual produzido de acordo com as políticas de preservação e acesso estabelecidas pelo Sistema de Arquivos da UFSM foi urgente e imprescindível, assim, nesta ação foram tomadas como prioridades a longevidade, a migração, a qualidade, a integridade e o acesso. Na primeira e segunda etapa foram descritos, digitalizados e disponibilizados no Repositório Institucional Fonte as fitas VHS e os Mini-DVs.
Durante 2016 e 2019, alunos dos anos iniciais e anos finais de escolas de Santa Maria e de cursos do Centro de Educação da UFSM experimentaram os processos de criação em audiovisual, desde a ideia de argumento inicial até a finalização de obras artísticas: conto, poesia, música e curta-metragens. O trabalho despertou o processo criativo dos estudantes de forma satisfatória e surpreendente. Notamos grande empenho e protagonismo dos jovens, além de uma positiva sinergia no trabalho em equipe. Todas as turmas tiveram estudantes interessados em produzir suas histórias, desenvolver seus personagens e tomar papéis de decisão durante a gravação dos filmes. As produções audiovisuais estão disponíveis na internet.
O programa Conexões da TV Campus buscou estreitar os laços entre emissora universitária, corpo docente e comunidade acadêmica e externa por meio de conversas sobre assuntos abordados dentro da Universidade. As conversas foram conduzidas por professores, organizadas a partir de eixos temáticos relacionados a distintas áreas do conhecimento, como: Meio ambiente e Sustentabilidade, Comunicação e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Tecnologia e Inovação, Alimentação Consciente, Educação Transformadora e Assuntos Institucionais da UFSM. A apresentação de cada eixo ficou sob responsabilidade de uma/um docente relacionado ao tópico.
O projeto objetivou promover a visibilidade das diferentes experiências de pessoas LGBTQIA+, por meio da produção de um livro audiovisual com histórias reais que permitiram a representação de pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Santa Maria e região, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgênero (identidade sexual e expressão de gênero), queer, intersexo, assexuais e apoiadores.
O Jukebox é um programa musical de rádio, transmitido nas emissoras da UFSM. Em alguns anos, o projeto ganhou versão em audiovisual, com o programa JukeTV. A iniciativa dá espaço para bandas independentes e desconhecidas, locais ou não, para que possam divulgar seu trabalho. O Jukebox visa um nicho em que a maioria das rádios da cidade não faz parte, atendendo a um público carente de um programa radiofônico que contemple os seus gosto musicais.
O projeto Esporte em Cena refere-se a produção e veiculação de programas de rádio e tv, na Rádio e TV da UFSM. Os programas são frutos da disciplina de Mídia e Temas Transversais do Curso de Educação Física Licenciatura (7º semestre). Os objetivos são propor ações pedagógicas interdisciplinares envolvendo mídia, eventos esportivos, temas transversais (ética, pluralidade cultural, saúde/sexualidade, meio ambiente, consumo/cidadania) e a educação física escolar e discutir a importância/influência da mídia no comportamento humano contemporãneo a partir de eventos esportivos. Os programas de Rádio e TV são produzidos pelos alunos do Curso e, eventualmente, com a participação de alunos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da UFSM e terão duração de 30 minutos e 15 minutos, respectivamente. A veiculação acontece às quintas-feiras à tarde, com reprise na TV durante a semana. Paralelo a esta atividade, ocorrem grupos de estudo e avaliação dos programas veiculados.
Na identificação da necessidade de ampliar/mudar a concepção de saúde para que se realize e efetive as mudanças na área da saúde e da educação em saúde, o projeto busca identificar e ampliar espaços de discussão e reflexão sobre o processo saúde doença.
O projeto tem como objetivo ampliar e dar continuidade ao projeto de extensão universitária”Fomentando a presença do curso de produção editorial na televisão universitária”, registrado no SIE sob número 035637 e contemplado com o edital Fiex 2014. Trata-se de dar continuidade ao projeto anterior, que visava a produção de conteúdos envolvendo os eixos da educação e da cultura através do entretenimento educativo para a televisão, objetivo agora mantido e somado à busca pelaampliação do foco das atividades desenvolvidas. Neste momento, pretende-se uma mudança no público-alvo da ação, antes restrito à cidade de Santa Maria, para atingir um público mais amplo no território nacional, com a futura inserção do programa em redes de compartilhamento de produção de conteúdo de caráter não-comercial, e em emissoras de televisão comunitárias, públicas e universitárias. O Universo da Leitura é um programa televisivo produzido pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da UFSM, que vem sendo exibido regularmente pela TV Campus e pelo canal próprio desta na plataforma Youtube desde 2013. O programa inicialmente foi idealizado e desenvolvido como produto laboratorial dentro da disciplina Projeto Experimental em Comunicação para o Terceiro Setor, ministrada durante o ano de 2013 pela professora Sandra Rúbia da Silva, no curso de Comunicação – Produção Editorial. Em setembro daquele ano, o projeto passou a ser desenvolvido como projeto de extensão, ainda sob a coordenação da mesma professora, tendo sido contemplado pelo edital Fiex 2014 com o financiamento de uma bolsa de iniciação à extensão e R$ 1000,00 para itens de custeio. Em setembro de 2014 o projeto passou a ser coordenado pela professora Aline Roes Dalmolin, e desde então já foram produzidas e veiculadas 13 edições do programa.
O presente projeto tem o objetivo de iniciar, articular e desenvolver ações específicas de divulgação das atividades de extensão efetivadas pela Universidade Federal de Santa Maria em sua região de abrangência, promovendo, em especial, a socilaização do conhecimento produzido por meio da relação dialógica entre universidade e diferentes setores da sociedade.