Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

ESPORTE: UM IMPULSO PARA A MENTE

Exercícios físicos na UFSM propiciam saúde mental para estudantes

Para escutar o áudio da reportagem, clique abaixo:

O esporte se expande por todos os centros de ensino da UFSM  e é um pilar essencial na rotina dos alunos. Os programas esportivos e as atividades de integração entre os cursos incentivam a saúde física e mental e também impulsionam o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos. Exemplos dessas iniciativas são as atléticas universitárias e o Programa Esporte Universitário.

Para estimular a participação nas atividades, as associações atléticas surgiram na UFSM no ano de 2009. De acordo com o conselheiro da Associação Atlética de Medicina da UFSM, conhecida como ‘Tirana’, Vinicius Brito, elas preservam o espírito esportivo e contribuem para o desenvolvimento de habilidades como liderança, organização e comprometimento, além de aliviar o dia a dia acadêmico. Além disso, confirma que quem faz parte da atlética cria um sentimento de pertença ao curso, à cidade e aos amigos. “ O esporte coletivo tem esse poder: ensinar as pessoas a vibrarem com a conquista dos outros, e principalmente aprender a trabalhar em equipe”, afirma.

No Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) o exercício físico para o lazer e a saúde mental também é uma preocupação. Com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o CEFD implementa o programa institucional Esporte Universitário. O professor e coordenador do projeto, Frederico Lima, enfatiza que o esporte está conectado à formação de qualquer pessoa. Segundo ele, aprender a trabalhar em um grupo heterogêneo, seja em um ambiente de trabalho ou escola, sempre será uma necessidade, e o esporte é uma ferramenta poderosa para facilitar esse aprendizado.

Saúde Mental

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), o treinamento aumenta a concentração e a atenção, reduz a ansiedade e estimula a qualidade do sono, aspectos essenciais para quem deseja maximizar os estudos e aprimorar o desempenho na faculdade. (acesse o estudo aqui). Vinicius Brito afirma que as atléticas têm o papel de incentivar os estudantes a participar das mais diversas modalidades, sejam elas individuais ou coletivas, por meio da formação de times pelos próprios alunos.

A prática esportiva é aliada no controle da ansiedade e outras doenças.O professor comenta: “O Esporte Universitário vem para ajudar na saúde física e mental dos estudantes A ideia principal é o costume da prática esportiva regular, porque está ligado à saúde”. Frederico refere estudos que abordam o fato de que pessoas que se exercitam regularmente têm um risco menor de desenvolver uma série de doenças crônicas e cardíacas.

Os benefícios de utilizar o projeto para a prática esportiva vão além da saúde física. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, Camila Steinhorst, participou de diversas modalidades do esporte universitário e afirma que o programa ajudou a melhorar seu desempenho acadêmico. “Essa prática, a resistência e a superação do estresse são os maiores benefícios para aliviar minha ansiedade e manter minha concentração”, conta.

Aluno do curso de Educação Física pratica salto com vara | Foto: Jéssica Mocellin

Esporte e lazer

O vice-presidente e atleta da Atlética da Educação Física, João Gabriel Segabinazzi, destaca que esses espaços são uma válvula de escape para os alunos. “É um passatempo, é um lazer para a maioria do pessoal. Eu acho muito interessante esse lazer através do esporte, melhora a sua qualidade em tudo: no seu dia,  nas atividades curriculares e extracurriculares, você fica mais disposto para tudo”,  conta João Gabriel.

O programa Esporte Universitário proporciona interação entre estudantes da Educação Física com outros centros e incentiva a sociabilidade. As aulas são ministradas por acadêmicos, bolsistas ou profissionais formados que atuam como voluntários, com o apoio de um professor supervisor, proporcionando benefícios tanto para os alunos como para os professores.

Como participar

Todo semestre são abertas novas vagas. A inscrição é feita por meio de um formulário disponível no portal de Questionários e do Aluno. As ofertas incluem diversos esportes, em modalidades individuais ou coletivas, como voleibol, natação, tênis, musculação, karatê, jiu-jitsu , alongamento, corrida e cheerleading (atividades de líderes de torcida). Cada aluno pode escolher apenas uma modalidade. As opções de esportes são determinadas todos os semestres com base na disponibilidade de monitores.

Grupo de alunos estuda salto com vara | Foto: Jéssica Mocellin

Reportagem: Andrya Lima Nielsen e Maria Luisa Amaral