Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Transformação



Aulas suspensas, entrevistas canceladas e uma onda de incertezas permearam a produção da 29ª edição da revista .TXT. A ocorrência das enchentes no Rio Grande do Sul direcionou os olhares para o contexto das mudanças climáticas. Alternativas de recuperação ambiental e adaptação a esta realidade são urgentes. Dentre tantas iniciativas criadas na Universidade, uma delas é destaque de capa. O projeto ‘Proteção e Revestimento Vegetal’ usa a engenharia ambiental para recuperar áreas degradadas.

Ilustração horizontal e colorida da UFSM estilizada em miniatura nas cores turquesa e laranja. O estilo geral é plano e simplificado, com cores sólidas e contornos nítidos. Há uma mão de cor laranja no canto superior esquerdo, que coloca uma peça de árvore na maquete. Várias árvores laranjas com bases verdes circulares estão espalhadas ao longo de um rio laranja que serpenteia pelo centro horizontal da imagem. No rio, há um barco de papel azul. Na esquerda da imagem e ao lado do rio, há uma placa de Área de Preservação Permanente - APP. Do outro lado do rio e na direita da imagem, está o Planetário da UFSM com teto preto e estrutura azul. No plano de fundo, há uma ponte preta que se estende horizontalmente. O fundo é azul.

Nesta edição, produzimos, ainda, matérias que mostram o caráter plural da nossa UFSM. Na área da saúde, desmistificamos doenças como o câncer de mama masculino, que afeta um homem a cada 100 mulheres. Exaltamos projetos que visam o apoio e formação para as pessoas que cuidam de idosos e idosas. Abordamos, também, a prática esportiva e de que forma ela pode fazer os/as estudantes se inserirem no meio acadêmico. Contamos histórias inspiradoras, como da servidora Débora Dimussio, e da doutoranda Raíssa Raimundo da Silva.

 

No caminho de uma universidade mais inclusiva, mostramos as mudanças nos processos seletivos – com as cotas para pessoas trans e também para atletas. Na área de tecnologia, destacamos projetos de pesquisa científica que com criatividade desenvolvem aeronaves e robôs. Por meio do conhecimento, a instituição busca prover à sociedade soluções que melhorem a qualidade de vida, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade e ao futuro da ciência.

 

Os projetos mostram a potência que é a universidade pública na sua relação com a comunidade. O trabalho realizado pelos/as estudantes marca a .TXT como um espaço laboratorial de aprendizagem – tanto do processo produtivo de uma revista quanto na inserção da acessibilidade no jornalismo. A produção da revista une os pilares da educação universitária: ensino, pesquisa e extensão; e ainda traz uma amostra do que a UFSM representa para a população de Santa Maria e do estado do Rio Grande do Sul.

Alexandre La-Bella, João Victor Souza, Pedro Pereira, Samara Wobeto e Viviane Borelli

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3948

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes