Apaixonada por animais e inspirada por filmes de stop motion, a artista visual Jordana Pedroso, formada pela UFSM, atrai a atenção de amantes de miniaturas e do mundo da animação. Suas obras autorais são reproduções de peças usadas em longas-metragens. Foi em 2019 que Jordana entrou no universo dos bonecos tridimensionais. Sua primeira criação foi a versão da artista em pano e retalhos. Na pandemia, ela começou a se inserir no cenário dos bonecos de stop motion após encomenda de uma seguidora. O personagem Sr. Raposo, do filme “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), do diretor Wes Anderson, ganhou vida pelas mãos da artista com técnicas ainda pouco exploradas, como a pelagem.
Com pelos de sua gata – Linda, fibras de árvore, novelos de lã, biscuit, fungos e arame, a artista confecciona suas peças de 28 centímetros com técnicas artesanais que desenvolveu. Os bonecos têm traços que viraram sua marca: animais peludos com características humanóides, como gatos, cachorros, raposas e ratos. O trabalho delicado e minucioso leva no mínimo um mês para ser finalizado, e depois é vendido para colecionadores.
Além das reproduções fiéis dos bonecos utilizados em filmes de stop motion, Jordana cria peças autorais que mesclam o manufaturado com o natural, como a fibra da árvore paineira e fungos. Criada em 2021, a primeira peça autoral é a gata Alicia, que tem pelagem preta e branca, olhos roxos, boina, blusa de tricot e uma saia xadrez. As inspirações foram as cores do outono e os acessórios vintage de couro.
O segundo trabalho autoral faz parte da monografia do final do curso. Defendida em fevereiro de 2023, “A conexão da vida através dos fungos” mostra a decomposição de felinos em diferentes estágios. “Aquelas peças que criei para o TCC, focado em fungos e em decomposição era um tema recorrente, porque eu gosto de trabalhar com coisas interdisciplinares, gosto de biologia, matemática e física”, comenta.
A obra de arte foi apresentada em dois pedaços de troncos repartidos, entre as frestas da madeira, miniaturas de gatos eram rodeadas por cogumelos naturais e de tecido. A orientadora e professora de Artes Visuais, Helga Corrêa, fala sobre a principal referência, o universo fungi. A docente aborda também as reflexões sobre a metamorfose e a transformação dos corpos, quando em processo de desintegração. “Apesar da aparente morbidez que o tema possa sugerir, asseguro que o trabalho é de uma delicadeza e beleza cativantes, o que propicia a aproximação dos espectadores e uma autêntica interação com a obra”, comenta.
A artista já soma mais de 54 mil seguidores no Instagram, TikTok e Twitter. Além do apoio dos amantes de arte e miniaturas, Jordana tem o reconhecimento de animadores de filmes de stop motion consolidados, como Fuga das Galinhas (2000) e Pinóquio por Guillermo del Toro (2022). Ela conta que troca conhecimento com a comunidade dos filmes de animação e recebeu, em 2021, um convite para participar da pré-produção do filme brasileiro “Minhocas 2”, do diretor Paolo Conti.
Jordana trabalhou durante três meses em Florianópolis, no estúdio Animaking, com figurino e cabelo dos personagens. Para a artista, nas animações cada detalhe é importante, e entre as dificuldades percebidas estão o cabelo e a sobrancelha das peças. Como solução, ela desenvolveu uma técnica exclusiva que será utilizada no longa-metragem das minhocas. “As peças ficaram bem legais, mas não posso falar muito porque ainda está em produção”, complementa. Poder se inserir no mercado do stop motion é um sonho que aos poucos se realiza para Jordana, que ainda quer trabalhar na produção internacional de um longa.
Por dentro das técnicas
Em seu quarto, Jordana mostra sua área de trabalho composto por lupas, réguas, pequenos instrumentos e esboços das obras, e detalha como funciona o processo de criação dos personagens. Ela segura a terceira reprodução do Sr. Raposo e mostra o passo a passo de uma peça, que começa por um estudo preciso, com tecidos, cores e detalhes que serão utilizados durante a etapa de confecção. Após isso, ela começa a armadura, que é uma estrutura de arame que sustenta o corpo do boneco. Em seguida vem o enchimento, a modelagem com biscuit da cabeça, dos braços e pés, a pintura das partes em que foram utilizadas massa, a pelagem com uso de fios de lã escovados e a confecção das roupas e acessórios do boneco.
Em meio a uma caixa com materiais variados, Jordana conta sobre o personagem Sr. Raposo. Ela gosta de fazer novas versões do boneco para aprimorar as técnicas. Além da costura e do acabamento, a pelagem foi uma das etapas que mais evoluíram desde a primeira peça da raposa em 2020. A artista explica com detalhes sobre a técnica: “O pelo dos animais tem um fluxo de crescimento, ele tem uma ordem, então tenho que começar de baixo para cima para conseguir fazer a finalização no nariz”. Outro cuidado de Jordana é a escala de suas peças, que precisam de atenção e às vezes tornam-se um desafio. Nos filmes em stop motion as peças são criadas em diversos tamanhos, diferente da artista que costuma trabalhar com bonecos de 28 cm: “Uma das principais coisas em trabalhar com peças pequenas é conseguir adaptar o tamanho dos detalhes para aquele boneco, para que faça sentido”. A artista visual ressalta a diferença do seu trabalho artístico para os bonecos utilizados em filmes: “Meu trabalho puxa mais para uma escultura do que um boneco animado, mas é muito inspirado nisso”.
Reportagem: Vinícius Maeda
Fotos: Jordana Pedroso
Contato: vinicius.maeda@acad.ufsm.br