Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

Fotografia na vertical, colorida. Uma mulher, de pele branca, idosa, curvada em meio a uma extensa plantação de verduras, segura um brócolis nas mãos. Ela tem cabelos brancos e loiros presos em um rabo de cavalo para trás, olhos verdes,  seu rosto tem rugas e o formato é oval. Está com os olhos entreabertos, sorrindo sem mostrar os dentes. Veste um moletom branco com duas listras pretas nas mangas, sobre o moletom veste uma camiseta  verde com a escrita “Polifeira” em branco.
A 28ª edição da revista destaca a conexão da UFSM com as pessoas, como Maria Zorzella Souza , agricultora que participa da Polifeira | Foto: Gabriel Barros

A universidade é um espaço de conhecimento, onde ideias são formuladas, pesquisas são realizadas e as descobertas acontecem. Mas o verdadeiro impacto desse conhecimento só é alcançado quando compartilhado com a comunidade. O papel da universidade é transformar a vida das pessoas por meio de pesquisas e projetos. Um deles é a Polifeira do Agricultor, criada em 2016 e que impacta não só a população universitária – que tem acesso a alimentos orgânicos -, mas também as famílias da agricultura familiar. A história da produção que chega no Campus é a capa desta edição.

Além disso, para a 28° edição da .TXT selecionamos pautas que mostram como a comunidade acadêmica contribui, diariamente, na vida da população. São histórias inspiradas em projetos inovadores que fazem da UFSM um lugar plural e inclusivo. O ensino de Libras, o esporte paralímpico e a inclusão por meio das ondas do rádio são exemplos. A Universidade também é um centro de referência para o ensino da diversidade, e que na extensão capacita professores da rede de educação básica para as questões LBGTQIAP+ entre os adolescentes e jovens.

Destacamos a missão da UFSM de levar o conhecimento à comunidade e traduzi-lo em avanços tecnológicos, descobertas no campo da saúde, com práticas conscientes que proporcionam qualidade de vida e bem estar. Meio ambiente e sustentabilidade são contemplados em projetos que criam embalagens biodegradáveis, bioherbicidas e na reutilização de  sobras de alimentos.

Esta edição da .TXT mostra que a UFSM não inicia e nem se encerra no arco: ela também está fora do ambiente acadêmico e contribui para o crescimento da sociedade. Nestas páginas, histórias inspiradoras apresentam o impacto da Universidade na vida da população. Esperamos que o encontro com estas reportagens te permita conhecer mais do que é feito aqui. Boa leitura!

Isadora Juliatto, Mariana Rodrigues, Samara Wobeto, Thais Immig e Viviane Borelli