A universidade é um espaço de conhecimento, onde ideias são formuladas, pesquisas são realizadas e as descobertas acontecem. Mas o verdadeiro impacto desse conhecimento só é alcançado quando compartilhado com a comunidade. O papel da universidade é transformar a vida das pessoas por meio de pesquisas e projetos. Um deles é a Polifeira do Agricultor, criada em 2016 e que impacta não só a população universitária – que tem acesso a alimentos orgânicos -, mas também as famílias da agricultura familiar. A história da produção que chega no Campus é a capa desta edição.
Além disso, para a 28° edição da .TXT selecionamos pautas que mostram como a comunidade acadêmica contribui, diariamente, na vida da população. São histórias inspiradas em projetos inovadores que fazem da UFSM um lugar plural e inclusivo. O ensino de Libras, o esporte paralímpico e a inclusão por meio das ondas do rádio são exemplos. A Universidade também é um centro de referência para o ensino da diversidade, e que na extensão capacita professores da rede de educação básica para as questões LBGTQIAP+ entre os adolescentes e jovens.
Destacamos a missão da UFSM de levar o conhecimento à comunidade e traduzi-lo em avanços tecnológicos, descobertas no campo da saúde, com práticas conscientes que proporcionam qualidade de vida e bem estar. Meio ambiente e sustentabilidade são contemplados em projetos que criam embalagens biodegradáveis, bioherbicidas e na reutilização de sobras de alimentos.
Esta edição da .TXT mostra que a UFSM não inicia e nem se encerra no arco: ela também está fora do ambiente acadêmico e contribui para o crescimento da sociedade. Nestas páginas, histórias inspiradoras apresentam o impacto da Universidade na vida da população. Esperamos que o encontro com estas reportagens te permita conhecer mais do que é feito aqui. Boa leitura!
Isadora Juliatto, Mariana Rodrigues, Samara Wobeto, Thais Immig e Viviane Borelli