É com imensa alegria que comunicamos o lançamento da edição de 2024 (v. 13) da O QI – Revista Experimental do Curso de Produção Editorial – UFSM.
O dossiê temático desta edição, intitulado “Comunicação e Processos Criativos”, pretende destacar a importância e a pluralidade do pensamento criativo, mediante originais que apresentem relatos das produções voltadas à criação e ao desenvolvimento de projetos na Comunicação e áreas afins. Esta ideia visa destacar todas as etapas percorridas, considerando as seguintes perguntas norteadoras: “Como a ideia surgiu?”, “Quais são as etapas do processo?”, “Quais as dificuldades encontradas?” e “Quais os resultados?”.
Nesta edição, o leitor encontra entrevistas voltadas ao desenvolvimento do processo criativo e o mercado editorial, com Leandro Müller, pesquisador do mercado editorial e doutor em Comunicação (UERJ). Ainda, o ensaio “O bloco não cala: processos criativos em habitações decoloniais nas artes”, por Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos.
Na seção relatos de produção, temos o trabalho de Stefany Rosa Paschoal e Gabriela Garcia De Oliveira, denominado “Relato de produção de livreto e jogo de cartas educativo sobre renascimento”; Ana Cleide Santiago de Lima, Anna Claudya da Silva e Pietra Alexandra Faria apresentam o “Relato de produção Litterae – o jogo de literatura” e o “Relato de produção do livro The Picture of Dorian Gray”; abordando jogos de tabuleiro e cultura chinesa, “Viajantes: em busca dos doze celestiais” é o texto de Gisele Biserra Pereira Silva, Amanda Conceição de Sousa e Ana Lise Barbosa Soares; trazendo gamificação e interatividade, Eduardo Prates Macedo apresenta “O Jogo do Poder: produção de um livro-aplicativo sobre política”; por fim, Fernanda Rodrigues de Quadros, Camila de Souza Aita, Rafael Corrêa Fernandes, Renan Cardoso da Rosa e Nadine Bernardini aliam aprendizado e ludicidade com o “Projeto experimental de livro infantil: “Onde Está o Astro Sol?”.
Tratando-se de temática livre, os artigos de: Isabella dos Santos Matos e Vitória Skalla Gracce, com “Alienação social e indústria cultural em Fahrenheit 451: uma análise com base na teoria crítica da Escola de Frankfurt”; Isabel dos Santos Rita traz “O dom das histórias vívidas: análise crítica da performance de Dom Quixote”; e “O jogo editorial: publicação independente e bibliodiversidade por meio de coletânea LGBTQIA+”, por Mar Fonseca e Lucas Braga. Ainda, os resumos de monografia de Larissa Taís Ferreira e Sandra Depexe, denominado “Machado Místico: coleção de contos de Machado de Assis em um livro objeto”; de Rodrigo Osorio Santini e suas “Práticas de criação editorial: teoria e experiência criativa na experimentação em Produção Editorial”; e de Isaac Luz com os “Processos criativos em arte e cultura visual: livro ilustrado Majestas”.
Convidamos vocês a realizarem a leitura dos originais que compõem a 13ª edição da revista O QI. Confira a nossa publicação em sua versão digital.