Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

Você conhece o conceito editorial que norteia a Revista O QI?

A Revista O QI foi o primeiro periódico criado no curso de Comunicação Social – Produção Editorial e teve a sua 1ª edição publicada em 2012. O publicitário Lucas Goulart Ferreira, bacharel pela UFSM desde 2010, já trabalhou como assessor de comunicação em ONGs, como diretor de arte em agências de publicidade e como diretor de marketing na Agrimec. Desde 2020, atua como CEO da Agência ERA de marketing, fez parte do processo de criação do nome da revista e comenta sobre como foi a reunião de ideias para formular as diretrizes:

“Há momentos na vida que ficam gravados na memória. Um desses momentos aconteceu quando fui desafiado a estimular a criatividade dos alunos usando técnicas publicitárias. A missão era clara: criar um conceito inovador para uma revista em um curto período de tempo.

Optamos pela técnica de “brainstorm”, um método que sempre me fascinou por seu potencial de transformar ideias brutas em algo extraordinário. A sala de aula rapidamente se transformou em um redemoinho de pensamentos e sugestões. Cada aluno trouxe sua perspectiva única, e em pouco tempo, a folha de papel estava repleta de anotações e rabiscos. Este foi apenas o início de nossa aventura criativa.

Começamos então o processo de lapidar essas ideias. Era como se estivéssemos esculpindo uma obra de arte coletiva. Frases surgiam das palavras anotadas, conexões inesperadas eram feitas, e algumas palavras se fundiam, criando novos significados. O ambiente fervilhava com a energia da colaboração, cada um de nós contribuindo para um mosaico de inovação.

A tarefa era árdua: definir o conceito da revista durante a aula. Havia momentos de dúvida e incerteza, tem muitos detalhes que se perderam na minha memória, mas a busca incessante pelo nome perfeito, isso sim, lembro que nos mantinha focados.

E então, aconteceu a mágica. Concordamos que a revista precisava de um nome positivo, algo que afirmasse o conteúdo vibrante que ela teria. “Okay” surgiu como uma opção forte, representando confirmação e aceitação. No entanto, algo ainda estava faltando. Precisávamos de algo mais impactante.

Foi nesse momento que um dos colegas, com um brilho nos olhos, teve uma ideia brilhante. Ele pegou a fonética da palavra “Okay” e, com uma simplicidade genial, transformou-o em “O QI”. Esse instante de epifania foi o ponto alto de nosso esforço colaborativo, um momento em que tudo se encaixou perfeitamente. “O QI” não era apenas um nome; era uma declaração de inteligência, criatividade e inovação.

Aquele dia, marcado pela pressão e pela criatividade desenfreada, deu origem a algo verdadeiramente especial. Sinto um orgulho imenso ao lembrar dessa jornada, do poder da colaboração e da fusão de ideias. “O QI” nasceu do trabalho árduo e da dedicação de todos nós, uma prova viva de que, quando mentes criativas se unem, não há limites para o que podemos alcançar”.

O conceito do título O QI relaciona-se com o “novo”, algo recém concebido, e dialoga com esse contexto de lançamento. As palavras-chave que ajudam na solidificação do nome são intelecto, inteligência, sabedoria, raciocínio, mente e percepção: a O QI carrega a proposta de apresentar conteúdos de ciência com uma linguagem leve, lúdica e de fácil compreensão, voltada para um público jovem.

Além das palavras-chave, a constante interrogação pelo saber também dá corpo ao aspecto conceitual da O QI. Esse questionamento se relaciona ao caráter experimental da revista e à essência camaleônica do curso de Produção Editorial, reforçada pela renovação anual da equipe que realiza suas edições. “O que teremos?”, “O que queremos expressar?”, “O que queremos experimentar?”: perguntas que instigam a expectativa pelas edições. Buscamos, no conceito formulado pelas primeiras pessoas que formaram a equipe editorial,  o que é a revista: “O QI é inquietação, transformação, experimentação e, principalmente,  renovação”.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, que tal conferir as edições anteriores?

Acesse no link: https://www.ufsm.br/midias/experimental/revista-o-qi/edicoes-anteriores