Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre a revista

ISSN 2316-55588

A O QI é uma revista experimental publicada eletronicamente e com periodicidade anual. Sendo assim, produzida pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria, na disciplina de Projeto Experimental em Revistas Científicas, sob coordenação da professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Cláudia Regina Bomfá. Criada em 2011, no prédio 67, e implementada apenas como um recurso pedagógico da disciplina, recebeu, em 2019, o conceito Qualis C, sendo atualmente, um meio pelo qual diversos trabalhos são publicados.

 

Missão e visão

A missão da revista consiste em registrar e divulgar novos conhecimentos tanto da área de Comunicação Social como de outras áreas. Uma vez que, contamos com estudantes para realizar cada edição, podemos dizer que nossos leitores são também autores, e, frequentemente, são pessoas de outras cidades e estados, trazendo um conhecimento diverso e amplo. Já a sua visão é buscar, por meio de suas edições, se tornar referência no meio editorial, a cada ano inovando com uma temática diferente para diversificar o enfoque da revista em outras sub áreas inexploradas da comunicação.

 

Foco e Escopo

O campo de atuação da revista inclui artigos, resenhas, ensaios, entre outras modalidades de textos e, apesar de possuir tendência a ser um espaço para fomentar o debate de temáticas e questões técnico-científicas voltadas para a área da Comunicação Social, tendo seu dossiê temático com ênfase em Produção Editorial, recebe produções de todas as áreas com temas livres.

A Revista Experimental: O QI busca, além de preparar e desenvolver as habilidades dos graduandos do curso de Produção Editorial por meio da prática, criar um espaço de visibilidade para novos conhecimentos e abordagens, tanto de alunos da Universidade Federal de Santa Maria, quanto de acadêmicos de outras instituições.

Ressaltamos que a revista não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos, julgamentos, ideários e considerações expressos e emitidos nos trabalhos publicados, sendo que os mesmos são de responsabilidade integral e exclusiva de seus autores.

 

O que significa o nome “O QI’’ ?
O questionamento sobre o significado do nome da revista, além de corriqueiro, é também necessário para entendermos seu contexto além da parte técnica e formal. A intitulação “O QI” surgiu por meio de um processo de brainstorm feito por um publicitário egresso da FACOS junto à equipe de alunos e professores que trabalham na revista. 

O QI” remete à conhecimento, sabedoria e inteligência. Junto a isso, não podemos deixar de dizer que, por ser conectada diretamente com o curso de Produção Editorial, a revista também possui propriedades “camaleônicas” e busca sempre se adaptar ao que é melhor e mais atrativo para o seu leitor, acompanhando as novas tendências na área da comunicação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados a Revista O QI, passam, primeiramente, por uma pré-revisão realizada pela equipe editorial, a qual considera: adequação às diretrizes e normas da revista e envio do arquivo conforme o template de submissão. Posteriormente, os trabalhos que estiverem de acordo e considerados potencialmente publicáveis serão encaminhados aos avaliadores ad-hoc.

Assim, os mesmos são submetidos ao sistema de revisão por pares, no qual serão revisados por, pelo menos, dois pareceristas de acordo com as suas especialidades. Cabe aos pareceristas, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas de submissão:

  • Recomendar a publicação, apontando ou não sugestões (sendo de consideração do(a) autor(a) acatá-las ou não);
  • Aprovar a publicação mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  • Recusar a publicação.

A Equipe Editorial reserva, ainda, o direito de solicitar aos autores alterações nos textos submetidos e alterações de ordem formal, ortográfica e/ou gramatical a seu próprio critério, se julgar necessário, a fim de agilizar o seu processo de publicação. 

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece a toda a comunidade acesso aberto e sem restrições ao seu conteúdo por inteiro, tomando como base o princípio de que disponibilizar gratuitamente pesquisa e conteúdos cientificamente comprovados, tornam possível uma troca de conhecimento a nível global. A democratização da comunicação é um dos principais recursos do qual nos apoiamos.


Bem-vinde à Revista O QI! Convidamos você a contribuir em uma das nossas edições, vem publicar com a gente! Novos olhares são sempre bem-vindos.