No volume 13 da Revista O QI, o tema “Comunicação e Processos Criativos” é o centro do dossiê temático a ser contemplado. Mas o que podemos compreender como um processo criativo, afinal?
Um processo criativo induz a uma geração subjetiva de ideias. Ele ocorre após a elaboração de um conjunto de demarcações para nortear “o que” e “como” se deseja efetuar a comunicação de um valor: o objetivo inicial, constituído por meio de um ideal fixo ou aberto a adaptações, ganhará contornos mais concretos a partir da criatividade dos envolvidos na produção. Entende-se, então, a pertinência de documentar o caminho da construção do processo criativo.
Recordando o transcorrer do percurso de produção, é importante refletir “como a ideia surgiu?”, “quais são as etapas do processo?”, “quais as dificuldades encontradas?” e “quais os resultados?”. O dossiê, portanto, visa destacar a importância e a pluralidade da concepção e adaptação de ideias intrínsecas às etapas da produção, documentando sua realização dentro e fora do ambiente universitário.
A investigação das fases trilhadas pelos autores de produtos realizados em áreas como Letras, Desenho Industrial, Artes Visuais, Audiovisual, e Design de Jogos integram o campo de interesse definido para o dossiê. Você já enviou o seu trabalho? O edital está aberto até 6 de maio. Clique aqui para submeter o seu original!