Por Livia Teixeira de Oliveira
No texto anterior falamos sobre a Produção Editorial na editoração e no design editorial. Nessas áreas, é bem comum que o profissional saiba sobre todos os processos necessários para a publicação de um produto, seja ele físico ou digital. Sendo assim, é preciso saber sobre tipos de papéis, impressão, softwares de diagramação, tipografia e cores. Hoje, viemos esclarecer alguns termos e curiosidades da profissão, como por exemplo:
1. Você sabe o que é ISBN?
Bem, é um código numérico criado para identificar um livro através do seu título, autor (a), país, editora e edição. Ou seja, se um livro tiver uma nova edição ou uma reedição com alguma alteração no texto, é necessário adquirir um novo ISBN. Sua sigla significa “International Standard Book Number”, sendo assim, um sistema internacional padronizado para a identificação de livros.
2. CMYK e RGB – sistema de cores
O sistema CMYK é utilizado para impressão e composto por cor pigmento. Sua sigla é a combinação de 4 cores que, juntas, têm a harmonia perfeita. São elas: ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). Já o sistema RGB, representado pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), é utilizado em monitores, (celulares, televisão, entre outros) ou seja, em dispositivos que emitem luz.
3. Tipografia
Basicamente são as letrinhas que escrevemos, porém na nomenclatura correta, quer dizer a impressão dos tipos (fontes). A tipografia nos ajuda a trazer harmonia para o texto, transmitir sensações e a, literalmente, tornar a escrita legível. Ela possui diversas variações e famílias.
4. Grid
O grid é a ferramenta essencial para manter seu texto ou design alinhado e harmônico. Ele pode ser formado por linhas, curvas, círculos, quadrados e seu principal objetivo é deixar as informações bem organizadas.