Ir para o conteúdo Agência Íntegra Ir para o menu Agência Íntegra Ir para a busca no site Agência Íntegra Ir para o rodapé Agência Íntegra
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Divulga TCC

"O Discurso Organizacional contra a LGBTfobia das signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+”. Eduardo Dóro em orientação da Marluza da Rosa

A  monografia do Eduardo PRESTES ainda não está na biblioteca da UFSM, por isso não conseguimos acesso ao resumo. De modo resumido, Dóro analisa as postagens no mês da luta LGBT+ das organizações que fazem parte do Fórum de Empreses e Direitos LGBT+ para identificar o seu posicionamento nas plataformas sociais digitais. Para isso, Eduardo conceitualiza o que seria o Discurso Organizacional e como as práticas nem sempre estão de acordo com o posicionamento discursivo.

“Fosfoetanolamina Sintética: Discurso de Divulgação Científica, efeitos de cientificidade e apelo social na mediação televisiva”. Inácio de Paula em orientação da Marluza da Rosa

Instigado pelo discurso jornalístico, mais precisamente, por reportagens televisionadas nas quais essa propagação ocorre, este estudo ampara-se na Análise do Discurso (A.D) Pêcheutiana e analisa o discurso da divulgação científica construído nas edições sobre a Fosfoetanolamina Sintética, exibidas pelos programas televisionados: Conexão Repórter – SBT e Domingo Espetacular – Record, nos dias 18 de outubro e 14 de novembro de 2015, respectivamente, quando acontece o ápice do debate sobre essa nova substância como possível tratamento contra o câncer. Para compreender isso, reflete-se sobre o processo de produção da prática jornalística quando se diz fazer divulgação científica. Identifica-se de que modo a heterogeneidade discursiva se manifesta nos dizeres e problematiza-se os possíveis efeitos de sentido dessa heterogeneidade discursiva em reportagens televisionadas. Nesse sentido, o trabalho reflete sobre o processo de produção e circulação do discurso do jornalismo científico, considerando a inter-relação da tríade apelo social, cientificidade e mediação televisiva.