As palestras são atividades que integram a terceira edição do evento “Consciência Ambiental”, realizado desde de 2016 no campus da UFSM-FW
Por Jéssica Vieira
Nos dias 10 e 19 de junho acontece a terceira edição do evento “Consciência Ambiental”, realizado pelas turmas de Jornalismo desde 2016, com objetivo de aproximar as temáticas da comunicação e da cidadania ambiental.
Neste semestre, em função da pandemia, serão realizadas duas palestras online, abertas ao público, especialmente estudantes universitários e interessados em meio ambiente. As palestras serão de assuntos tratados na disciplina Jornalismo Ambiental, ofertada pela professora Cláudia Herte de Moraes.
No dia 10/6, às 16h, a jornalista e doutora em Comunicação Eliege Maria Fante fala sobre o discurso do jornalismo acerca do desmonte das políticas ambientais no Rio Grande do Sul. No dia 19, às 16h, a jornalista e doutora em Ciências Sociais, Elisangela Soldateli Paim aborda os conflitos socioambientais decorrentes das hidrelétricas do Rio Uruguai.
O evento é gratuito e conta como Atividade Complementar. Confira detalhes da programação e links de acesso Google Meet:
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
10/06 – 16h – “Jornalismo e políticas públicas ambientais”.
Acesso: meet.google.com/wsh-xuuv-gdm
Palestrante Eliege Maria Fante: Ecojornalista, integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS), filiada ao Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e doutora em Comunicação pela UFRGS. Tese defendida: “O jornalismo do Correio do Povo e o discurso do desmonte da política ambiental do Rio Grande do Sul”.
19/06 – 16h – “Hidrelétricas na bacia do Rio Uruguai e a eclosão de conflitos socio-territoriais: o caso de Garabi e Panambi”.
Acesso: meet.google.com/ujh-mfqx-jqd
Palestrante Elisangela Soldateli Paim: jornalista, doutora em Ciências Sociais – Universidad de Buenos Aires. Tese defendida “Complejo Hidroeléctrico Garabí: un análisis de los intereses políticos y económicos que posibilitan a reactivación del proyecto en la frontera de Argentina y Brasil durante el 2007-2015”. Desde 2013 trabalha na Fundação Rosa Luxemburgo, atualmente como coordenadora latinoamericana do programa de clima e energia.