Professora do DECOM Melina Mota assume a frente no combate à contaminação do coronavírus, ao retomar o projeto “Produção de sabão artesanal com óleo de cozinha usado” associado à disciplina de Atitude Empreendedora I.
Em meio à pandemia, Melina de Souza Mota, docente do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, retomou o projeto “Produção de sabão artesanal com óleo de cozinha usado”, associado à disciplina de Atitude Empreendedora I. Em 17 de abril, o projeto realizou a doação de sabão produzido pelos estudantes da UFSM- FW, a partir do óleo coletado em empresas de Frederico Westphalen, Casa do Estudante Universitário (CEU), Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e Secretaria do Meio ambiente da cidade de Planalto.
O sabão é produzido à base de álcool, o que aumenta sua eficácia no combate à contaminação do Covid-19, além de ser menos agressivo à pele. O produto está sendo distribuído em regiões mais vulneráveis da cidade, juntamente com a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e o CRAS, sendo incluídos nas cestas básicas que são entregues às famílias que necessitam de auxílio. Além de sua relevância no combate à pandemia, o projeto também possui um viés sustentável, pois reutiliza resíduos que poderiam ser descartados de maneira indevida, contribuindo com a redução de danos ambientais causados pelo descarte irregular do óleo de cozinha.
Para saber mais sobre o projeto e os integrantes envolvidos em seu desenvolvimento, acesse o link e fique por dentro de tudo que a UFSM tem produzido neste período de pandemia.
Por Pâmela Francelino
Orientado pela professora Mirian Quadros