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EDUMIX

Recursos Educacionais Abertos

 

Projeto de Ensino e Extensão Edumix – Editora Aberta

EduMIX é uma editora aberta, criada em março de 2014 na disciplina de Projeto Experimental de Produção Editorial Aplicado à Educação, e segue a perspectiva da Educomunicação e dos Recursos Educacionais Abertos (REA). O diferencial desta editora é tornar o processo colaborativo e aberto a coautorias desde a concepção. Volta-se a produção de materiais de ensino, aprendizado e pesquisa sobre temáticas curriculares ou transversais em diferentes suportes tecnológicos, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados e remixados.  Entre as primeiras produções da EduMIX   destacam-se: livro, vídeo, jogo, áudio book e site sobre temáticas curriculares e transversais. 
Confira e utilize os produtos da disciplina Projeto Experimental de Produção Editorial Aplicado à Educação
 

Legenda

Jogo Digital e/ou analógico

Aplicativo e/ou e-book

Áudio

Vídeo

Manual Didático


2019/2

Sustenta: Manual de alimentação sustentável para comunidades

Manual que aborda a temática da sustentabilidade com enfoque na alimentação sustentável em comunidades. Nele está presente todo o processo de construção de uma horta comunitária, uma composteira, além de receitas a partir do reaproveitamento de alimentos.

Projeto Beija-Flor

O Projeto Beija-Flor tem como objetivo incentivar a inserção e a educação de idosos no meio digital, principalmente aos smartphones. Para isso, foram criados 4 manuais: “Introdução e Código QR”, “Funções básicas e conta no Google”, “Youtube, PlayStore e Chrome” e “WhatsApp”.

Jogo Projeto 31

Jogo de Cartas que aborda os aspectos culturais de cada região do Brasil, de maneira interdisciplinar, através de personagens clássicos e inusitados do Folclore Brasileiro.

Softwares livres para substituição de softwares gráficos da Adobe - Guia de utilização

Manual de divulgação e utilização de softwares livres e de código aberto que possuem equivalência aos programas de Comunicação Gráfica do pacote Adobe.

Desvendando o Brasil: o jogo

Revisar os conteúdos trabalhados em aula, de acordo com a matriz curricular, de forma dinâmica, lúdica, acessível e interdisciplinar, por meio de uma jogabilidade em grupo para estimular a compreensão de trabalho em grupo e coletividade, ao mesmo tempo que propõe a compreensão da diversidade cultural, econômica, geográfica e histórica presente nas regiões do Brasil.


2018/2

Cinema Brasileiro na Educação

Manual sobre o cinema brasileiro como recurso pedagógico e temas transversais.

Jogo Image & Action

Jogo remix do original Imagem e Ação para o fortalecimento da aprendizagem da Lingua Inglesaas de 7 à 9 anos.

Jogo do sol e da lua

Jogo de cartas para aprendizagem da cultura indigena Kaingang

Revista

Revista e site sobre as mulheres na ciência

Vamos falar sobre saúde mental?

Site interativo sobre saúde mental

Metacast

Materiais sobre o uso do Podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem.


2017/1

Anima 5

Manual em PDF sobre o audiovisual como recurso pedagógico e temas transversais.

Direitos Fundamentais no Ensino Básico

Livreto e Manual que trabalham com a Constituição por meio do Artigo 5º questões relacionadas a Cidadania; Direitos Humanos; Moralidade para o Ensino Fundamental.

Educação em Sexualidade

Material Paradidático – Livreto que trabalha a sexualidade.

Literatura nas Redes

Livreto e manual que apresentam a prática da literatura nas redes sociais.

Falando através da lente

Manual de como utilizar a fotografia na educação trabalhando questões como a saída da escola e escolha de uma profissão.

Recriando

Manual com a temática de Redução e reutilização de materiais recicláveis.


2016/1

Educação com Criatividade

Este projeto busca encontrar formas de ajudar pais e professores nesta missão, através de materiais audiovisuais informativos, assim como sugestões de brincadeiras e outras atividades.

Jogo da Memória - Libras

Jogo de Memória que auxilia na conversação, cumprimentos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para Crianças de 7 à 9 anos.

O Caminho do Chef: Culinária para crianças

Jogo onde as crianças seguem o caminho indicado pelo mapa encontrando informações sobre os ingredientes das receitas e “Chefs” que as desafiam a fazer diferentes pratos, até chegar ao tesouro final. Trabalha Alimentação saudável; Educação infantil e Culinária.


2015/2

Guardiões da Natureza

Jogo de tabuleiro com temática "biomas brasileiros", juntando os conteúdos de português e matemática do 7º ano do ensino fundamental. São disponibilizados tabuleiro, cartas de charada, cartas de recursos e manual sobre o jogo.

Nazismo e preconceito - Uma abordagem em RPG ao estudo de regimes totalitários

Jogo de RPG que aborda o tema nazismo para refletir sobre as formas de discriminação, preconceito e ódio existentes em nossa nossa sociedade.

Mapa musical brasileiro

Jogo de tabuleiro que incentiva o ensino das regiões brasileiras através dos rítmos musicais brasileiros presentes em cada região.

O que tem no livro?

Jogo de tabuleiro com questões interdisciplinares entre História, Língua portuguesa e Literatura.

Projeto Pensar Semiótica

Material impresso e audiovisual de revisão de estudos com base no livro "Elementos da Semiótica na Comunicação" de autoria do Profº. Drº. Adair Caetano Peruzzolo.


2014/2

Super Mito

Jogo de cartas que tem como personagens os deuses, semideuses e titãs da mitologia grega, inspirados nos baralhos de Super Trunfo e Yu-Gi-Oh, que apresentam personagens com dados numéricos de "poder".

Processos Editorais na Escola

Oficinas que possibilitem a troca de ideias e conhecimento sobre a produção editorial com o objetivo de incentivar a leitura e o contato com os livros, disseminar a produção editorial e fomentar o protagonismo social, a criatividade e autonomia.

Infomix

Manual impresso e digital com informações sobre os processos da construção da rádio e como fazer sua manutenção, auxiliando os alunos na organização da rádio escolar e na padronização do trabalho desenvolvido.

Descola: Guia prático de REA em língua portuguesa

O projeto objetiva incluir na aprendizagem trandicional da língua portuguesa formas inovadoras de ensino, para assim despertar nos alunos o desejo e gosto pelo estudo, tendo como produto principal um guia digital de práticas de REA na língua portuguesa.

Kaingangs: A Fantástica história

Um jogo baseado na antropologia social dos índios Kaingangs destinados à crianças do sétimo ano do ensino fundamental. O jogo foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Produção Editorial aplicado à educação, na qual, foi proposto a criação de um Recurso Educacional Aberto (REA).

Programa WebTV "HQTV" - Episódio 1 - Educomunicação e histórias das HQ's

Material de ensino desenvolvido para auxiliar a alfabetização visual por meios das historias em quadrinho, seguindo a perspectiva da educomunicação e dos REA

Conte Comigo: os problemas de Junior

Criação audiovisual por meio de animações de imagens feitas no software Muan, para crianças do quarto ano da Escola Estadual Xavier da Rocha. A narração conta com a narração dos alunos da Escola.

Vamos fazer o melhor para o mundo - Manual de reciclagem e leitura

Confecção e produção de um manual feito pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cilon Rosa, os alunos foram responsáveis pela produção do conteúdo do manual, já os acadêmicos de Produção Editorial ficaram encarregados com a técnica de diagramação e digitalização dos textos e das imagens.

Conte sua história

Criação de um aplicativo de computador para o desenvolvimento de histórias em quadrinhos por parte de alunos que sofrem do estigma social bullying possibilitando que a partir dessas criações, as crianças possam exteriorizar as agressões sofridas na escola.

Crescer com segurança - desenvolvendo estratégias para prevenção de acidentes com crianças

Manual didático para professores com a finalidade de conscientizar a cerca dos cuidados a serem tomados para evitar acidentes nas práticas cotidianos das crianças. O material conta com sugestões de atividades e mateirias de apoio como: vídeos, jogos, quis e dicas para a construção de uma cartilha de cuidados.

Contando o conto: o Professor como mediador de mudanças

O jogo Contando o conto visa auxiliar os professores a buscar uma nova consciência no aluno perante uma realidade social, tornando-o mediador de mudanças. O jogo consiste na criação colaborativa de um conto por diferentes grupos, para que em conjunto reflitam sobre a realidade social.
Saiba mais
Acesse o livro digital Recursos Educacionais Abertos – um guia para professores e descubra novas possibilidades de se apropriar dos REA em sala de aula.
 
Ainda não está claro para você o que são os REA? Assista aos vídeos “O que é REA” e a Entrevista de Bianca Santana sobre Recursos Educacionais Abertos à TV Univesp.