VERA MARTINS
é professora da UFSM FW desde 2014; graduou-se em RP em 2003
“Os 15 Anos do nosso curso de Relações Públicas da UFSM Frederico Westphalen, é uma data de celebração, reflexão e esperança. Celebramos uma trajetória exitosa na formação de profissionais da Comunicação, que vem contribuindo com o desenvolvimento regional em diversas áreas de atuação. Celebramos o trabalho competente do corpo docente do curso, que cuja excelência na formação tem contribuído para a consolidação desta área e para a empregabilidade das e dos egressos. Celebramos ainda o fato de oferecermos uma educação diversa, inclusiva, gratuita e de qualidade, garantidas por uma instituição pública. Esta data é também propícia para um momento de reflexão. Somos chamadas(os) a exercitar um olhar cada vez mais complexo, abrangente e socialmente responsável. Somos desafiadas(os) a aprofundar a compreensão das esferas pública e privada, dos desafios individuais e coletivos nos quais nossa comunidade acadêmica está imersa. E, de modo muito especial, os 15 anos do nosso curso é um tempo de renovar as esperanças: no futuro da universidade pública, da Comunicação como um recurso indispensável para um mundo bom e justo para todas as pessoas, e nas Relações Públicas como conhecimento e habilidades para a transformação de pessoas e organizações”.
DAIANE SCHEID
é professora da UFSM FW desde 2012; graduou-se em RP em 2004
“A história dos 15 anos do curso de RP é compartilhada e celebrada por muitas pessoas – internas e externas à Universidade – positivamente influenciadas pelas interações proporcionadas nesses anos. Destaco, como importante resultado desta trajetória, os profissionais neste curso (trans)formados. Eles são como uma onda que se propaga, pois seguem gerando movimento: nas organizações em que atuam e aprimoram as práticas comunicativas; como inspiração para futuros estudantes e profissionais; em suas famílias, pelo orgulho que evocam e pelas oportunidades encontradas. Esse é um efeito de longo prazo, uma onda que vai longe, pois a comunicação é essencial para a sociabilidade e tem sido uma demanda cada vez mais complexa, considerando o cenário tecnológico, social e ambiental. Nós, relações-públicas, seguimos com um imenso potencial, estratégico e coletivo. O momento nos convida a celebrar e perseverar!”.
RAFAEL FOLETTO
é professor da UFSM FW desde 2015; graduou-se em RP em 2009
“A relevância do curso de Relações Públicas da UFSM FW é a transformação social. De fato, desenvolver um curso abrangente em termos de conteúdos e oportunidades de carreiras em uma região na qual essa área ainda não possuía muita visibilidade impactou significativamente na expansão do mercado de trabalho e na compreensão da importância da comunicação para o desenvolvimento das organizações. Essa mudança social também se reflete na contribuição dos conhecimentos e experiências dos diversos discentes que participaram do curso nesses 15 anos, pois essa pluralidade de perspectivas ajuda a perceber que a transformação ocorre por meio do diálogo, do engajamento com a universidade pública e da busca constante em compreender e auxiliar nas demandas da comunidade e da região”.
PATRÍCIA MILANO PÉRSIGO
é professora da UFSM FW desde 2012; graduou-se em RP em 2003
“Fazer parte da história do curso de Relações Públicas da UFSM, Campus de Frederico Westphalen, é muito significativo para mim. Não só pelos 15 anos decorridos, mas pela felicidade de testemunhar, todos os dias, a sua evolução. São transformações na área das relações públicas, atualizações de suas práticas, incorporação de ferramentas e, sobretudo, um impacto significativo na vida de todos aqueles e aquelas que por aqui passam e/ou são tocados por nossas atividades. Fica, cada dia mais concreta, a consolidação da comunicação organizacional como resultado da presença deste curso em Frederico Westphalen e região”.
JONES MACHADO
é professor da UFSM FW desde 2016; graduou-se em RP em 2010
“Nestes 15 anos do Curso de Relações Públicas na UFSM em Frederico Westphalen buscamos formar profissionais capacitados não apenas para informar, mas aptos a estabelecerem relações e vínculos com o objetivo de transformar vidas e contextos a partir da comunicação. Nesse sentido, acompanhar o desenvolvimento regional do Noroeste do RS e o processo de formação dos estudantes que passam por aqui evidenciam o papel essencial da Educação na comunidade. Do mesmo modo, a convivência com cada um dos alunos que vêm de todas as partes do país – de diferentes culturas e realidades – enriquecem a experiência da docência assim como da população local, seja a partir da diversidade de ideias e experiências compartilhadas seja pela presença da universidade por meio de projetos de extensão em escolas e ONGs. Desejo continuar acompanhando – do ingresso a formatura – as trajetórias vitoriosas dos nossos egressos, que seguirão aplicando o conhecimento e impactando a sociedade”.
LANA D’AVILA CAMPANELLA
é professora da UFSM FW desde 2009; graduou-se em RP em 1998
“Os 15 anos do curso de RP celebram o pioneirismo da atividade na região do Médio Alto Uruguai, e o protagonismo junto à comunidade através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A receptividade das empresas de Frederico Westphalen na oferta de vagas de estágio e de trabalho é uma realidade desde o início do curso, o que revela a notoriedade que atribuem à atividade. Por sua natureza estratégica e de gestão da comunicação, as Relações Públicas são imprescindíveis para a sobrevivência das organizações. Somos o oxigênio das organizações, trabalhando com boas práticas administrativas, mediadoras e políticas na díade: organizações X públicos”.
FABIANA DA COSTA PEREIRA
é professora da UFSM FW desde 2023; graduou-se em RP em 1998
“A área de relações públicas é, cada vez mais, imprescindível para as organizações, sejam públicas ou privadas, tendo em vista que os relacionamentos com os públicos, premissa da profissão, se faz elemento chave no posicionamento das empresas no mercado e das instituições e celebridades na sociedade. E é com o olhar para pensar estratégias que alcancem relações fortes e duradouras, entre organizações e públicos, que o corpo docente se pauta para conduzir o aprendizado aos acadêmicos que escolhem o curso de Relações Públicas da UFSM de Frederico Westphalen. Para isso, ao longo dos seus 15 anos, vem proporcionando a atuação dos alunos, de forma prática, na comunidade local e regional, por meio de assessorias, projetos de extensão e estágios. Comemorar 15 anos do curso de Relações Públicas é comemorar um legado de bons profissionais que hoje atuam no mercado, marcando a presença forte e importante da UFSM na região do Médio Alto Uruguai”.