Ir para o conteúdo Revista Conexão RP Ir para o menu Revista Conexão RP Ir para a busca no site Revista Conexão RP Ir para o rodapé Revista Conexão RP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empreendedorismo em RP: comportamento e processos inovadores são essenciais



Um dos maiores desafios ao empreender na comunicação é a mudança cultural, que exige que os profissionais valorizem suas habilidades e sejam capazes de transformar projetos em realidade. “Empreender é fazer acontecer, e isso significa acreditar no projeto, no processo, e estar atento às mudanças rápidas”, afirmou Fabiana da Costa Pereira, professora do curso de Relações Públicas: Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Frederico Westphalen. Fabiana acrescenta que também é importante um planejamento estratégico bem feito e a agilidade necessária para enfrentar os desafios do mercado. 

Profa. Fabiana da Costa Pereira

Entrevistada por acadêmicos da disciplina de Relacionamento com a Mídia, do curso de RP, Fabiana ressaltou a importância de relacionamentos de longo prazo e a qualidade das ações para construir uma imagem sólida no empreendedorismo. “A reputação se constrói a partir de relacionamentos duradouros, e o público deve ser visto como parceiro”, afirma. Para a relações-públicas, o empreendedorismo não se limita à criação de negócios. Ele é uma cultura que se aplica tanto ao indivíduo quanto ao coletivo. “Empreender é seguir em frente, seja no seu próprio projeto ou no de outra pessoa, sempre buscando soluções para problemas reais”, acrescenta. Além disso, há o empreendedorismo coletivo como uma ferramenta de transformação social, já que esse tipo de iniciativa vai além do lucro, usando habilidades estratégicas para melhorar realidades, especialmente em comunidades. Ao ser questionada sobre como os profissionais de RP podem enfrentar o mercado competitivo, Fabiana destacou que o segredo está na inovação de comportamentos e processos. “Não precisamos de grandes inovações. Às vezes, o diferencial está em como fazemos as coisas, na atenção aos detalhes e na qualidade, às vezes a inovação pode ser no comportamento e no relacionamento”, explica. O curso de Relações Públicas da UFSM FW prepara não só para o mercado, mas também incentiva os estudantes a pensarem de maneira empreendedora, explorando todas as áreas de conhecimento e utilizando o aprendizado para criar oportunidades.

EMPREENDER É MAIS DO QUE ABRIR UM NEGÓCIO

Empreendedorismo é uma disciplina ofertada no 7o semestre do curso de Relações Públicas da UFSM FW. A professora Fabiana Pereira destaca que, no contexto das Relações Públicas, empreender vai além da criação de um negócio; trata-se de um comportamento, uma mentalidade que envolve identificar oportunidades, usar do planejamento e valorizar as habilidades. A docente destaca o potencial das Relações Públicas em se adaptar às diferentes áreas, como Tecnologia da Informação, Economia e Turismo, em que aponta a capacidade da profissão de compreender o todo e construir parcerias estratégicas para impulsionar novos empreendimentos. Fabiana enfatiza que o empreendedorismo tem que ser entendido como um processo, para pensar no todo, planejar e apresentar todas as potencialidades. O público deve ser visto como um parceiro essencial, com o desenvolvimento de uma parceria construída com base na confiança e na entrega de qualidade.

OBSERVAR É APRENDER A EMPREENDER

A professora Fabiana Pereira destaca também que o profissional de Relações-públicas está capacitado para atuar em ambientes empreendedores, pois possui habilidades para identificar oportunidades por meio da observação de cenários e planejamento estratégico. “O profissional de Relações-públicas é completo para atuar nesse setor, seja como empreendedor ou colaborador”. Além disso, para construir uma imagem sólida no mercado, Fabiana listou passos essenciais para empreendedores, destacando que “relacionamento e qualidade são a base de tudo”. Observar atentamente os negócios de sucesso para aprender sobre suas práticas e estratégias também consolida-se como uma forma de aprendizado empreendedor.

RP PARCEIRO DA GESTÃO

Com um currículo alinhado às demandas do mercado de trabalho e buscando formar profissionais preparados para criar soluções em diferentes setores, lidar com mudanças e os desafios da economia, o empreendedorismo é um dos pilares principais nesse cenário. Fabiana Pereira reforça o papel essencial das relações públicas para o empreendedor, visto que esse profissional auxilia a criar e manter o relacionamento com diversos públicos, a desenvolver estratégias na área da comunicação e a gerenciar a imagem da empresa. Além disso, colabora na criação e manutenção do posicionamento da marca do empreendedor, na administração da reputação da empresa no ambiente virtual, interagindo com o público e produzindo estratégias de marketing digital de acordo com os objetivos do negócio. Dessa forma, o RP atua como um parceiro estratégico primordial do empreendedor, gerenciando a comunicação, o crescimento da marca e a consolidação e expansão no mercado.

Dicas sobre o tema

Livros
Empreendedorismo: transformando ideias em negócios, de José Dornelas
Introdução ao Empreendedorismo: desenvolvendo habilidades para fazer acontecer, de José Dornelas

Sites
www.projetodraft.com
www.josedornelas.com.br
sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Podcast
Rádio Draft, no Spotify

Documentário
“Quem se importa?” é um longa metragem, de 2013 (lançado em março de 2014), sobre empreendedorismo social, de 93 minutos e foi filmado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha. Um total de 20 locações em apenas 40 dias, com todas as dificuldades de união das agendas dos nossos entrevistados. O filme também conta com várias animações, além das cenas gravadas em três idiomas diferentes (Português, Inglês e Espanhol). Narração de Rodrigo Santoro, Direção de Mara Mourão e produção de Mamo filmes e Grifa filmes.

www.quemseimporta.com.br
www.youtube.com/watch?v=P8j67-yR37I

Texto escrito por Júlia Gonsalo de Carvalho, Sabrina Santana Lins, Luane Alvarenga e Marina Monteiro dos Santos
Fotografia por Carolina Sônego

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-948-44

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes