Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

O olhar curioso dos estudantes de Guarujá do Sul

Projeto de Extensão “Cine Escola Guarujá” atua junto a município catarinense para ensinar cinema.

Texto e fotos: Leda Evangelista

Ao primeiro clique e o pontinho vermelho de “Gravando”, as crianças dos Núcleos Municipais Arco Íris e da Sede e Extensão Pessegueiro têm sua primeira experiência com o cinema; a euforia ao pegar a câmera e gravar momentos rotineiros aos pequenos, totalizando 30 estudantes, é inovador a todos, dos discentes aos estudantes.

O projeto de extensão Cine Escola Guarujá, vinculado aos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, tem como objetivo estimular as mentes jovens à produção de um Audiovisual, coordenado pelo professor Joel Felipe Guindani e pelas bolsistas Julia de Sá e Fernanda Vasconcellos, em parceria com a Prefeitura de Guarujá do Sul. A filmagem terá como tema “Nossa cultura em projeção”, buscando a construção de curtas-metragens sobre a memória do município, bem como sobre temáticas contemporâneas como cidadania, preservação do meio ambiente, direitos da mulher e outros.

Ao serem perguntados em sala pela bolsista Júlia de Sá, sobre se “Vocês podem fazer cinema?”, de imediato surge uma saraivada de respostas afirmativas e animadas. “O recorte da realidade é feito através do cinema, assim se resguarda uma memória ou um momento”, diz a bolsista. De início mais reservados, os alunos se abrem como uma janela quando utilizam as câmeras, ofertadas pela universidade, e é aí que se enxerga a particularidade de cada criança.

A secretária municipal da educação, Claudete Rockembach, conta que foi um acerto o projeto atuar em Guarujá do Sul; buscando afastar as crianças da criminalidade e inseri-las em um ambiente de lazer e educação. Reforçando o número de procuras após a inscrição, ela reafirma que haverá mais inscritos no ano de 2024 com a continuidade da oficina.