Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Maquinários: a história

Por: Andrei Sartori e Júlia Cechin

OBS: reportagem produzida cerca de 1 mês antes do falecimento do vocalista e guitarrista Watson Silva, aos 33 anos, que teve um mal súbito durante um show no Hillbilly Rock House, em Lages (SC), no dia 27 de julho de 2024.

A banda Maquinários, que conta com três integrantes – Watson Silva, na guitarra e voz; Henrique Soares, no baixo; e Henrique Goulart, na bateria – lançou na sexta-feira, 07 de junho, o clipe da música autoral “Raiva” em seu canal no YouTube. O vídeo foi dirigido, produzido e editado por um dos membros da banda, Watson Silva, com captação e direção de fotografia de Douglas Cavalini e Fabrício Lemos. Além disso, a faixa-título do EP conta com a participação especial de Gabriel Marca, vocalista da banda “Dead Jungle Sledge”. O EP “Raiva” foi lançado ainda em abril pela Canil Records e Symphonic Distro, produtora independente da cidade de São Paulo.

Imagem: Divulgação.

Surgimento

O surgimento da banda se dá bem longe do Sul do país, mais precisamente em Palmas, no Tocantins, no ano de 2007, com os fundadores Ivan Silva e Matheus Andrighi, que na época cursavam Comunicação Social na Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra. Watson Silva, Anderson Sacramento e outro integrante também estudavam na Ulbra, porém em outros cursos. Entre reuniões de amigos, o grupo desenvolveu a ideia de formar uma banda de rock and roll que misturasse a sonoridade do country e do blues, com referências dos anos 60 e 70.

Não demorou muito para a banda começar a se apresentar em festivais independentes de rock em Tocantins, e com as apresentações o grupo começou a ganhar uma projeção maior dentro do cenário estadual até o lançamento do primeiro EP, intitulado como EP-1.

Após cinco anos do primeiro lançamento e do surgimento da banda, em 2012 a Maquinários lança o segundo EP, chamado “Seis Milhas para o Inferno”, desta vez somente com três integrantes: Watson Silva, Ivan Silva e Matheus Andrighi. A gravação foi feita em São Paulo e a banda teve seu primeiro contato com Marcello Pompeu, importante cantor, compositor e produtor brasileiro, líder da banda Korzus.

Depois disso, a banda resolveu mudar de localidade, saindo de Tocantins e se mudando para o Rio Grande do Sul, novamente sofrendo modificações em seu trio, com a saída de Ivan Silva e a chegada de Diego Marsola. Com essa nova formação, a banda consegue alcançar uma proporção nacional através de apresentação televisiva em 2014 no estúdio ShowLivre.

Composição atual

No ano de 2018, Matheus Andrighi saiu da banda e seu espaço foi ocupado pelo novo baixista, que desempenha esta função no grupo até os dias atuais, Henrique Soares. Segundo Watson, todas essas mudanças foram essenciais para que a banda se tornasse o que é hoje e pudesse criar a sua identidade no mundo musical.

A identidade da banda se mescla com a personalidade de um integrante em especial, o vocalista Watson.

Novo EP

O trio deixou para trás a sua fórmula “old school” e adotou identidades sonoras que vão do grunge e rock alternativo até o nu-metal. O novo som evidencia o começo de uma caminhada por novos rumos.

– O nome do EP se origina desse período em que todos nós passamos por muitas situações difíceis, ao longo desses mais de três anos. Queremos mostrar o lado emocional e racional da palavra ‘raiva’. Levaremos esse nome na tour e no merchandising como forma de manifestação aos nossos tempos ‘apocalípticos’ – ressalta o vocalista Watson.

A Maquinários mistura elementos variados do rock, world music e música nativa, formam um som pesado, mas ao mesmo tempo claro, com letras em português e inglês, que falam sobre a existência do ser humano em um mundo caótico.

Todos os materiais audiovisuais presentes nesta reportagem sofreram mínimas edições, pois os repórteres entendem que a essência do material e do entrevistado fazem parte da história aqui contada.